Expectativa de ocupação de hotéis durante Círio de Nazaré é baixa

Publicado em 30/09/2021 - 12:28 Por Cláudio Lobato - Repórter da Rede Cultura de Rádio - Belém

O período do Círio, que é um dos mais esperados pelo setor hoteleiro em Belém, deve continuar em baixa este ano. A expectativa de movimentação para o período, segundo o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, deve ficar em torno de 30% da capacidade, de acordo com o número de reservas confirmadas. O assessor jurídico do sindicato, Fernando Soares, nem espera tanto e detalha qual a expectativa real de negócios para este ano. 

Essa expectativa varia conforme o estabelecimento. Alguns hotéis no centro de Belém tem esperança de melhora no faturamento e na ocupação de vagas. Mesmo tendo que baixar preços de hospedagens e dar outras facilidades aos hóspedes, o empresário Fernando Mendes acredita que este ano a ocupação pode superar a de 2020. 

Apesar da baixa estimativa do sindicato de hotéis, o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese-PA)  estimou que, mesmo sem a tradicional procissão, mais de 30 mil turistas são esperados no estado. A estimativa feita pelo órgão é de US$ 11,8 milhões sejam injetados na economia durante a festividade. 

Segundo o levantamento, os setores mais impactados são o do turismo, comércio e da indústria. Da parte dos estabelecimentos associados ao sindicato dos hotéis, a recomendação e manter todos os procedimentos de segurança sanitária, como garante o assessor jurídico do sindicato, Fernando Soares. 

Representantes do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará já participaram de uma reunião com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e secretarias estadual e municipal de Saúde para reforçar as medidas para o combate à proliferação de novas variantes do coronavírus.

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo