MG realiza força-tarefa para combater incêndios florestas no estado

Publicado em 14/09/2021 - 10:33 Por Leandro Siqueira - Repórter da Rádio Inconfidência - Belo Horizonte

Uma força-tarefa composta pelos órgãos ambientais do estado de Minas Gerais, as Polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros vai atuar nas unidades ambientais mais atingidas por queimadas neste ano. Até o fim de setembro, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, houve um aumento de 49,5% no número de ocorrências de incêndios em unidades de conservação em relação a média histórica de 2013 a 2020. 

Segundo a secretária de Estado de Meio Ambiente, Marília Mello, a situação é ainda mais grave por conta de uma das maiores secas da história de Minas Gerais e o foco da força-tarefa será no combate aos incêndios criminosos dentro e no entorno das unidades de conservação.

Para intensificar a fiscalização, a Polícia Militar vai mobilizar todo o efetivo da Polícia Ambiental e batalhões de outras unidades. Além da fiscalização e do policiamento, a secretária informou que foram alugados 8 aviões para auxiliar no combate aos incêndios e contratados 367 brigadistas para atuar nas unidades de conservação em conjunto com o Corpo de Bombeiros.

Edição: Rádio Inconfidência/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo