Novo plano quer reduzir pela metade o número de mortes no trânsito

Publicado em 17/09/2021 - 15:38 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil quer reduzir pela metade as mortes no trânsito até 2028 e salvar 86 mil vidas. Essa meta está no novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, o Pnatrans.

O secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que preside o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), assinou nesta sexta-feira a resolução que revisou o documento.

A assinatura aconteceu durante a abertura da Semana Nacional do Trânsito. O evento, que acontece todos os anos entre os dias 18 e 25 de setembro, tem em 2021 o tema “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”. A ideia é fazer as pessoas refletirem sobre a responsabilidade de cada um para tornar o trânsito seguro para si e para os outros.

O secretário-executivo Marcelo Sampaio chamou a atenção para a falta de percepção dos riscos de atitudes individuais e destacou que o erro humano é a principal causa de acidentes.

Na cerimônia, foi destacada a criação da Secretaria Nacional de Trânsito. O decreto 10.788, publicado na semana passada, transformou o antigo Denatran, Departamento Nacional de Trânsito, na nova secretaria. O secretário Frederico Carneiro disse que a mudança atende a um pedido antigo e uma conquista histórica.

Segundo o governo, a mudança não gera custos adicionais, porque houve remanejamento de cargos já existentes, e o novo órgão ganha autonomia e mais agilidade no planejamento de ações e decisões.

 

Edição: Nádia Faggiani / GT Passos

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo