Operação Maria da Penha atende em um mês cerca de 127 mil mulheres

Ação prendeu 14 mil pessoas entre 20 de agosto e 20 de setembro

Publicado em 24/09/2021 - 13:57 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A operação Maria da Penha, do Ministério da Justiça, atendeu, em um mês, cerca de 127 mil mulheres, em todos os estados e no Distrito Federal. Os números da ação, que aconteceu entre 20 de agosto e 20 de setembro, foram divulgados nesta sexta-feira (24).

Polícias Militares e Civis, com apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário, atuaram na linha de frente dessas ações. A ideia era melhorar o atendimento às vítimas, reforçar o cumprimento de medidas protetivas e conscientizar a população sobre a importância de denunciar as agressões. O secretário adjunto da Secretaria de Operações Integradas do MJ, Bráulio do Camargo, explica como foi a operação, que foi dividida em duas fases.

As forças de segurança estaduais mobilizaram 108 mil profissionais no atendimento das ocorrências. Mais 14 mil pessoas foram presas por violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas e outros crimes contra a mulher.  

A operação foi criada justamente como um reforço no atendimento às mulheres, facilitando o acesso delas à justiça e intensificando esse acompanhamento. Os dados coletados vão ser utilizados na criação de políticas públicas de prevenção e combate a esse tipo de violência. 

Essa grande ação contou com a participação do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos; e das Secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal.

Bráulio do Camargo destacou também a importância das mulheres denunciarem, sempre, as agressões.

Então, se você presenciou alguma violência contra a mulher ou se a vítima é você mesma, ligue de graça para o número 180. A denúncia é totalmente anônima.

Edição: Leila Santos/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Meio Ambiente

Próximo à COP26, governo cria comitê sobre mudanças climáticas

Também foi criado nesta segunda-feira (25) o Programa Nacional de Crescimento Verde, coordenado pelos ministérios do Meio Ambiente e da Economia. A iniciativa tem como objetivo aliar a redução das emissões de carbono, conservação de florestas e uso racional de recursos naturais com geração de emprego verde e crescimento econômico.

Baixar arquivo
Economia

Estudo da UFSCar aponta que 3/4 do comércio de vizinhança é de comida

ma pesquisa da Universidade Federal de São Carlos, em São Paulo, analisou esse tipo de comércio, tanto em edifícios residenciais quanto em um condomínio de casas, de abril a novembro do ano passado. E descobriu que a cada quatro vizinhos comerciantes, três vendem algum tipo de alimento.

Baixar arquivo
Política

Justiça Eleitoral vai centralizar dados sobre direitos políticos

São aqueles que definem em que casos as pessoas não podem votar ou em que situações elas não podem ser eleitas. Para isso, o Infodip, Sistema de Informações de Óbitos e Direitos Políticos, passará a ser centralizado no Tribunal Superior Eleitoral, em vez de ficar dividido entre os tribunais regionais.

Baixar arquivo
Saúde

Governo do RJ investiga morte de policiais com febre maculosa

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro investiga as mortes de dois policiais militares com suspeita de febre maculosa.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Código com leis que defendem as mulheres é lançado em São Paulo

A lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionada pelo governador João Dória, no último dia 15, reúne todas as leis que tratam de direitos das mulheres.

Baixar arquivo
Saúde

Rede de apoio auxilia pacientes a superar o câncer

Segundo a psicóloga Jucileia Rezende Souza, o suporte social é fundamental para a pessoa em tratamento de câncer.

Baixar arquivo