Pandemia coloca criatividade das pessoas à prova

Publicado em 08/09/2021 - 13:58 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia e o isolamento social colocaram à prova a criatividade das pessoas. No Acre, o servidor público Marcos Nascimento Júnior criou em casa o seu próprio vinho, de açaí. Ele conta que o interesse por bebidas artesanais começou em 2015. A partir daí começou a produzir em casa. Com a pandemia e mais tempo livre, decidiu testar bebidas de frutas até chegar ao açaí. “No primeiro teste eu vi que o produto tinha um potencial muito grande, bem parecido com o vinho tinto de uva, mas com as características singulares que o açaí tem”, diz. 

A falta de convívio social, por outro lado, teve um efeito negativo para outras pessoas. No Rio de Janeiro, a artista Dolores Esos conta que o início do período de quarentena foi muito difícil. Como fazia murais de grafite na rua, sem o contato com as pessoas, é difícil ter um retorno sobre o trabalho. Mas ela conseguiu encontrar outro caminho. “Voltei um pouco às minhas origens, porque eu comecei com desenho, com tela, depois que eu fui pra mural. E isso, em um dado momento, foi muito bom”, relata.

Longos períodos de confinamento podem afetar a capacidade de criação das pessoas, segundo o neurocientista e professor da Universidade Federal de São Paulo, Álvaro Machado Dias. “Essa monotonia do ponto de vista sensorial, ela reduz aqueles inputs, o nosso repertório, para construções criativas”, explica. 

Em alguns casos, o conjunto de experiências e conhecimento levam a novas ideias. Esse é um tipo de criatividade mais profunda, conforme explica o neurocientista. “Muitas vezes quando a gente tá falando desse tipo de criatividade, da pessoa que tá lá isolada, pensou alguma coisa e realmente saiu uma boa ideia, a gente tá falando desse tipo de coisa, que implica conhecimento profundo do assunto, da inteligência da pessoa e do acaso”, completa. 

Para quem está em dificuldade em ter novas ideias durante isolamento, vale buscar convívio mesmo que seja  on-line, com outras pessoas. E manter a mente sempre em exercício: lendo, estudando e buscando mais conhecimento.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Facebook e Instagram vão mostrar aviso em postagens sobre eleições

Essa novidade, esse rótulo, é um trabalho conjunto das redes sociais com o Tribunal Superior Eleitoral para combater a desinformação e proteger o processo democrático, ajudando as pessoas a terem acesso a informações confiáveis sobre a votação. É o combate as fake news na prática.

Baixar arquivo
Educação

MEC lança curso de formação específico para novo ensino médio

A expectativa do Ministério da Educação é que mais de 500 mil professores das redes pública e privada se inscrevam no curso. Os módulos das aulas serão divididos em cinco áreas do conhecimento. A novidade é a que trata do mundo do trabalho e se dedica à educação profissional.

Baixar arquivo
Saúde

Rio libera uso de máscaras em locais abertos e sem aglomeração

A decisão, segundo o prefeito da cidade, Eduardo Paes, tem o respaldo do Comitê Científico, composto por especialistas que auxiliam a prefeitura nas decisões sobre a pandemia.

Baixar arquivo
Educação

Como aproveitar melhor o tempo para responder às 180 questões do Enem

O candidato vai gastar a maior parte desse tempo resolvendo as 180 questões objetivas, de múltipla-escolha, cada uma tem apenas uma alternativa correta.

Baixar arquivo
Saúde

STJ decide que plano de saúde deve custear remédio de canabidiol

O Superior Tribunal de Justiça determinou que uma operadora de plano de saúde forneça medicamentos à base de canabidiol a um paciente diagnosticado com epilepsia grave. O canabidiol é extraído da Cannabis sativa, planta conhecida como maconha.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios deve ser votada nesta quarta na Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, marcou para esta quarta-feira a votação da PEC dos Precatórios. Prevista na pauta dessa terça-feira, Lira justificou que o adiamento foi necessário porque faltava conversar com alguns líderes sobre o texto.

Baixar arquivo