Pandemia coloca criatividade das pessoas à prova

Publicado em 08/09/2021 - 13:58 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A pandemia e o isolamento social colocaram à prova a criatividade das pessoas. No Acre, o servidor público Marcos Nascimento Júnior criou em casa o seu próprio vinho, de açaí. Ele conta que o interesse por bebidas artesanais começou em 2015. A partir daí começou a produzir em casa. Com a pandemia e mais tempo livre, decidiu testar bebidas de frutas até chegar ao açaí. “No primeiro teste eu vi que o produto tinha um potencial muito grande, bem parecido com o vinho tinto de uva, mas com as características singulares que o açaí tem”, diz. 

A falta de convívio social, por outro lado, teve um efeito negativo para outras pessoas. No Rio de Janeiro, a artista Dolores Esos conta que o início do período de quarentena foi muito difícil. Como fazia murais de grafite na rua, sem o contato com as pessoas, é difícil ter um retorno sobre o trabalho. Mas ela conseguiu encontrar outro caminho. “Voltei um pouco às minhas origens, porque eu comecei com desenho, com tela, depois que eu fui pra mural. E isso, em um dado momento, foi muito bom”, relata.

Longos períodos de confinamento podem afetar a capacidade de criação das pessoas, segundo o neurocientista e professor da Universidade Federal de São Paulo, Álvaro Machado Dias. “Essa monotonia do ponto de vista sensorial, ela reduz aqueles inputs, o nosso repertório, para construções criativas”, explica. 

Em alguns casos, o conjunto de experiências e conhecimento levam a novas ideias. Esse é um tipo de criatividade mais profunda, conforme explica o neurocientista. “Muitas vezes quando a gente tá falando desse tipo de criatividade, da pessoa que tá lá isolada, pensou alguma coisa e realmente saiu uma boa ideia, a gente tá falando desse tipo de coisa, que implica conhecimento profundo do assunto, da inteligência da pessoa e do acaso”, completa. 

Para quem está em dificuldade em ter novas ideias durante isolamento, vale buscar convívio mesmo que seja  on-line, com outras pessoas. E manter a mente sempre em exercício: lendo, estudando e buscando mais conhecimento.

Edição: Leila Santos/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Esportes

Libertadores: Corinthians enfrenta Boca Juniors nas oitavas de final

Foi sorteado também os adversários de Atlético Mineiro, Athletico Paranaense, Flamengo, Fortaleza e Palmeiras.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Asteroide de 2 km de diâmetro passa próximo a Terra nesta sexta-feira

Ele vai passar a 4 milhões de quilômetros de distância da Terra, o equivalente a 10 vezes a distância média entre a Terra e a Lua.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Aumento de satélites artificiais coloca em risco estudos astrônomicos

Atualmente são cerca de 5 mil em órbita, mas, de acordo com um estudo americano, outros 65 mil devem subir ir para o espaço nos próximos anos.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para renovação semestral do Fies vai até 30 de junho

Os estudantes do Fies, o Fundo de Financiamento Estudantil, têm até 30 de junho para fazer aditamentos de renovação, dilatação e transferência dos contratos concedidos até o segundo semestre de 2017.

Baixar arquivo
Política

Justiça nega suspensão de processo contra vereador Gabriel Monteiro

O vereador do RJ corre o risco de ter o mandato cassado por diversas denúncias de assédio sexual e moral, feitas por ex-funcionário, e também por ter filmado uma relação sexual com uma adolescente.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Poluição na capital paulista se mantém acima do recomendado pela OMS

A constatação está na pesquisa divulgada pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente, que analisou a concentração de três poluentes: o ozônio, os materiais particulados e os óxidos de nitrogênio.

Baixar arquivo