PF realiza operação contra acusados de fraudes com criptomoedas

Publicado em 09/09/2021 - 10:43 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Policiais federais fazem uma nova operação no Rio de Janeiro para cumprir dois mandados de prisão preventiva e dois de busca e apreensão contra acusados de fraudes em operações com criptomoedas. Essa é a segunda fase da operação Kryptus que, assim como a anterior, conta com o apoio da Receita Federal e investiga a prática ilegal de pirâmide financeira. 

A Receita Federal detalhou que uma empresa, com sede em Cabo Frio, na Região dos Lagos fluminense, atuava como um fundo de investimento, em que o interessado adquiria uma quantia determinada de cotas e recebia em contrapartida rendimentos fixos.

A empresa, segundo as investigações, era responsável por operar um sistema de pirâmide financeira, com promessas de lucros nos investimentos em bitcoin, moeda virtual, negociada na internet.

A pirâmide é um esquema ilegal, que gera lucro através de aporte de novos clientes e não pela natureza lucrativa das operações. E, para evitar o colapso do sistema, é preciso continuar expandindo a rede de clientes.

O esquema gera enriquecimento dos mentores da pirâmide que, segundo a Receita, não declaram seus lucros ao fisco.

 

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Meio Ambiente

Cidade de Sergipe registra tremor de terra de gravidade baixa

A terra voltou a tremer, na madrugada desta quarta-feira, no município de Canhoba, localizado na região do Baixo São Francisco, há 122 km da capital de Sergipe, Aracaju.

Baixar arquivo
Saúde

Plano de Saúde: ANS aponta redução de reclamações relacionadas à covid

O número de reclamações de usuários de planos de saúde relacionadas à covid-19 foi diminuindo ao longo da pandemia.

Baixar arquivo
Saúde

Novas regras para doação de sangue podem facilitar número de doadores

A partir de agora, os candidatos à doação de sangue com diagnóstico ou suspeita de Covid-19 e que apresentaram sintomas da doença, mesmo nos casos leves ou moderados, serão considerados inaptos por um período de 10 dias. Regra anterior era de 30 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa determina o recolhimento de autotestes de covid-19

Como ainda não há uma definição sobre essa ferramenta de testagens caseiras, no Brasil, a Anvisa determinou o recolhimento, a suspensão da comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso dos autotestes de covid-19 das empresas Isa Lab e Pague .

Baixar arquivo
Saúde

3º lote de vacinas pediátricas serão entregues até quinta-feira

Todos os estados e o Distrito Federal terão recebido o terceiro lote das doses pediátricas da vacina Pfizer e o primeiro da Coronavac, para o mesmo público.

Baixar arquivo
Economia

Porto de Santos registra recorde de movimento em 2021

Contribuíram muito para esse recorde o aumento das importações, que cresceram 10,4%, enquanto as exportações diminuíram 3,5%.

Baixar arquivo