PF realiza operação contra crimes no fundo de pensão dos Correios

Publicado em 17/09/2021 - 17:19 Por Lucas Pordeus Leon - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A operação da Polícia Federal, deflagrada nesta sexta-feira, investiga supostos crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa, crimes contra o sistema financeiro nacional e corrupção que teriam sido cometidos no Postalis, o fundo de pensão dos Correios.

Foram mobilizados 44 policiais federais para cumprir 19 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, Paraná e em São Paulo.

A Justiça determinou, no âmbito da investigação, o bloqueio de bens dos investigados que podem chegar até o limite do valor dos prejuízos que a polícia acredita que foram causados ao Fundo, o que soma mais de R$ 16 milhões.

As investigações apontam que diversos ativos do Postalis tiveram os valores definidos de forma irregular, resultando no prejuízo ao Fundo de Previdência dos empregados dos Correios.

A definição dos preços dos ativos, segundo a polícia, teria sido feita por pessoas interessadas na indicação das empresas que seriam escolhidas para gerir os recursos dos Fundos do Postalis e que, posteriormente, receberam uma comissão das empresas indicadas.  

A Polícia Federal batizou o nome da Operação de Amigo Germânico, em alusão ao apelido de um dos investigados, chamado pelos demais suspeitos de “Amigo Alemão”.

Em nota, o Postalis afirmou que a operação é positiva para recuperar prejuízos causados por gestões passadas. Disse ainda que essas ações são sustentadas por informações e documentos enviados pelo próprio Fundo de Pensão dos Correios e frisou ainda que os atuais dirigentes do Instituto não são alvos da operação.

Edição: Jacson Segundo / GT Passos

Últimas notícias
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo