Polícia Civil faz operação contra quadrilha de agiotagem e extorsão

Grupo teria lucrado mais de R$ 70 milhões

Publicado em 16/09/2021 - 11:18 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Civil realiza na manhã desta quinta-feira (16) uma operação contra uma das maiores quadrilhas de agiotagem e extorsão do Rio de Janeiro. A ação é liderada pela 76ª Delegacia de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. As investigações duraram um ano. Os investigadores calculam que o grupo, responsável por vários escritórios de agiotagem, lucrou mais de R$ 70 milhões.

Além do Rio de Janeiro, a operação também acontece em mais quatro estados: Santa Catarina, Ceará, Minas Gerais e Espírito Santo. É uma grande mobilização. São mais de 200 agentes cumprindo 65 mandados de prisão preventiva e 63 de busca e apreensão.

As investigações revelaram que a quadrilha chegou a manter 70 escritórios em diversas cidades do Brasil. Além da prática da agiotagem clássica caracterizada pelos empréstimos a juros abusivos, na maioria das vezes superiores a 30% ao mês, o grupo também fazia vítimas cobrando dívidas antigas, que já tinham sido quitadas, além de dívidas falsas, empréstimos que nunca existiram. O grupo ameaçava as vítimas com mensagens e telefonemas, inclusive para os parentes dessas vítimas, fazendo ameaças. Até o início desta quinta-feira, 24 pessoas já foram presas. 

Edição: Ana Lucia Caldas/ Renata Batista

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Política

Relatório final da CPI da Pandemia será lido nesta quarta-feira

A CPI da Pandemia encerrou a fase dos depoimentos e nesta quarta será lido o relatório final pelo relator, senador Renan Calheiros.

Baixar arquivo
Geral

Latam suspende transporte aéreo de animais de grande porte

A decisão veio após a morte de um cão da raça American Bully, neste mês, em um voo de São Paulo para Aracaju.

Baixar arquivo
Geral

Hipermercado causa constrangimento na venda de carne em São Paulo

Na rede de hipermercado Extra na periferia da capital paulista, o cliente depois de pesar a carne no açougue sai sem o produto, apenas com a etiqueta do preço, e retorna para buscar após o pagamento.

Baixar arquivo
Cultura

Estimular a criatividade é o caminho para brincar, diz pesquisadora

Corda. Pique esconde. Skate. Bola. Cada criança tem uma preferência, mas todas elas gostam e precisam brincar. Mas será que os pequenos estão brincando mesmo?

Baixar arquivo
Esportes

Rebeca Andrade vai as finais de três provas no Mundial de Ginástica

Rebeca Andrade conseguiu vaga para as finais nas paralelas, onde se classificou com a melhor nota, e também na trave e no salto. Hoje, a partir das 21h20, entram em ação no mundial Caio e Arthur Nory.

Baixar arquivo
Política

Presidentes do Brasil e da Colômbia se reúnem e debatem Amazônia

Iván Duque e Jair Bolsonaro se encontram nesta terça-feira (19), em Brasília,  e disseram que os dois países estarão juntos nas discussões sobre a Amazônia durante a conferência da Organização das Nações Unidas sobre o clima, a COP 26, que começa em Glasgow, na Escócia, no fim de outubro.
 

Baixar arquivo