Classificação indicativa precisa da autoregulação dos pais

Publicado em 18/10/2021 - 18:16 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O seriado sul-coreano Round 6, da Netflix, se transformou em febre no Brasil. No entanto, gera polêmica porque, apesar da classificação indicativa de 16 anos, ele vem sendo consumido por crianças e adolescentes abaixo dessa idade.

A questão vem sendo debatida por pais e profissionais nas redes sociais. Enquanto uns dizem que crianças e adolescentes não deveriam ver a série, outros afirmam que é difícil impedir que tenham acesso.

Em Round 6, os personagens, todos em condições precárias de vida e endividados, participam de brincadeiras infantis na disputa por dinheiro. Os derrotados são assassinados.

Natali Oliveira, empresária de Muriaé, em Minas Gerais, diz que a repercussão atiçou a curiosidade dela e do filho pequeno, mas, depois de ver o conteúdo, decidiu que ele não iria mais assistir.

Com o acesso facilitado a séries como Round 6 e outras voltadas ao público mais velho, o diálogo entre pais e filhos é importante, segundo a neuropsicóloga Deborah Moss. Ela lembra que crianças podem ter ansiedade, medo e pesadelos e diz que os adultos precisam fazer a autoregulação. A neuropsicóloga também orienta que os pais de adolescentes conheçam o que tem atraído a atenção dos filhos.

A classificação indicativa de seriados é feita pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública para orientar os pais sobre o conteúdo a que os filhos terão acesso. No primeiro trimestre deste ano foram analisadas 87 obras de plataformas de streaming, como o Netflix, 43% a mais que no mesmo período de 2020.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Esportes

Confira resultados dos jogos de quarta e próximas partidas de futebol

Nesta quinta-feira (25), a bola rola para Taça Libertadores, às 19h, o Fluminense encara o Cerro Porteño.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo