Emissão de vistos para os EUA será retomada em 8 de novembro

Publicado em 27/10/2021 - 10:39 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Quem quiser dar entrada no pedido de visto para os Estados Unidos já pode ficar atento. É que, a partir do dia 8 de novembro, os consulados retomam esse serviço. Essa informação foi dada nesta terça-feira (26) pela embaixada americana no Brasil. A medida vale também para aqueles que precisam renovar o documento. 

O serviço de emissão estava com vagas limitadas, desde maio do ano passado, por conta da pandemia do coronavírus. Estavam sendo atendidas apenas pessoas em situação de emergência, como as que vão para funerais de familiares ou para tratamento médico, além de vistos estudantis.

Nessa nova etapa de retomada dos serviços, os viajantes que desejam um visto americano devem se atentar a algumas novas regras: é preciso estar completamente imunizado contra a covid-19, com a comprovação do cartão de vacina, além de apresentar um teste negativo para a doença, feito até três dias antes do embarque.

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças está aceitando pessoas imunizadas com qualquer vacina aprovada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), para uso emergencial. Portanto, todos os imunizantes utilizados no Brasil são aceitos. Aqueles que tomaram doses de fabricantes diferentes também poderão entrar no país. 

Crianças e adolescentes de até 17 anos não precisam apresentar o comprovante de vacinação, mas devem ter um teste negativo para covid-19.

Pelas redes sociais, a embaixada americana admitiu que o tempo de espera para um agendamento do visto pode ser longo e orientou que os viajantes já acessem o sistema imediatamente. Novas vagas devem ser abertas a todo momento. A prioridade continua sendo atendimento a casos humanitários e estudantes. As consultas já estão disponíveis pelo site da embaixada americana, na Internet. 

Edição: Ana Lúcia Caldas / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo