À espera do fim da pandemia, Dia das Crianças ainda será diferente

Pequenos sabem que precisam manter cuidados

Publicado em 12/10/2021 - 11:13 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasilia

Pela segunda vez as crianças terão um 12 de outubro bem diferente dos outros. Está certo que no ano passado a regra era o afastamento social e, este ano, a criançada já até reencontrou amigos e parentes. Mas a pandemia ainda não acabou e os pequenos sabem disso. E eu posso provar.

Um ano e meio depois do começo da pandemia, o David Moura, de 11 anos, ainda não se acostumou a usar máscara, mas usa, porque sabe da importância dela.

"Na escola a gente tem que usar a máscara, não pode tirar por um segundo. A gente sai e tem que usar a máscara. É bem difícil usar máscara, mas eu uso para o bem dos outros, porque eu sei que os outros não vão se infectar se eu usar a máscara. E eu também não vou me infectar e infectar as pessoas que estão próximas a mim, tipo minha mãe, meu pai... Então, é por isso que eu uso máscara", contou.

Este ano, com a vacinação e a redução dos casos de covid-19, as crianças puderam voltar a conviver com os parentes e os amigos. Mas o grande impacto foi a volta às aulas. A saudade de colegas e professores era enorme, mas ainda não chegou a hora de dar aquele abraço do tamanho do infinito.

Yasmin Rodrigues tem 9 anos e sabe direitinho como funcionam os protocolos para ir à escola.

"Com a volta às aulas, eu evito abraçar a tia e os coleguinhas. Não pode mais compartilhar lanche e nem material. Na escola, a gente chega, mede a temperatura, passa álcool e sempre fica com a máscara", detalhou.

Agora, eu quero saber quem aí discorda da Estefany Mel Pereira, de 8 anos, que acha essa pandemia muito solitária e chata. Pronto, falei.

"Eu não posso dar a mão para o coleguinha, ir ao banheiro com as minhas colegas. Eu vou no bebedouro sozinha, sem minhas amigas. Isso é muito chato. Quando a pandemia não estava aqui, eu ficava junto com as minhas amigas, eu gostava das minhas amigas e elas tinham amor por mim. Eu não posso fazer distanciamento das minhas amigas (...) Eu tenho que usar máscara, tem que levar duas máscaras - uma para ficar na escola e outra para trocar", disse.

E, se criança rima com esperança, a Laina Sedenho, de 11 anos, dá aula. Ela sente falta de brincar como antes, mas sabe que isso tudo vai passar.

"Eu uso a máscara para brincar, estudar, passear e outras coisas. Eu queria muito que a gente parasse de usar a máscara, pois, quando acabar isso, a gente vai poder abraçar os amigos, brincar com eles pessoalmente, segurar a mão do colega, essas coisas", afirmou.

Eu estou com vocês, crianças. Por enquanto a gente vai mantendo os cuidados: usar máscara, não ficar muito pertinho de ninguém, deixar as mãos bem limpinhas e pedir para todos os adultos tomarem a vacina. Assim a gente manda um “xô, coronavírus” e torce para o ano que vem o 12 de outubro ser bem mais divertido.

Feliz Dia das Crianças!

* Com produção de Joana Lima e sonoplastia de Messias Melo.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo