Há 45 anos, morria o pintor Di Cavalcanti

Publicado em 26/10/2021 - 09:53 Por Rádio Nacional - Brasília

O pintor carioca Augusto Cavalcanti de Albuquerque de Melo, mais conhecido como Di Cavalcanti, morreu aos 79 anos, em 26 de outubro de 1976, no Rio de Janeiro. 

Autodidata, foi, além de pintor, desenhista, ilustrador de livros, muralista e caricaturista. Foi também escritor, jornalista e poeta. Os quadros do artista são conhecidos por suas formas sinuosas, vivacidade de cores e temas tipicamente brasileiros, como o carnaval, samba, mulatas e tropicalismos. Foi um dos primeiros a pintar elementos da realidade brasileira e as festas populares. 

O Brasil das telas de Di Cavalcanti é carregado de lirismo, poesia e sensualidade, retratando mulatas a observar a vida, foliões e pescadores. Di Cavalcanti foi influenciado por nomes importantes de seu tempo, como os escritores Olavo Bilac e Machado de Assis. Foi um dos idealizadores da Semana de Arte Moderna de 1922 e, junto com a Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Graça Aranha, foi um dos mais ilustres representantes do modernismo brasileiro. 

A carreira do artista se iniciou quando ele tinha 13 anos e publicava a primeira caricatura na revista carioca Fon-Fon!. Estudou direito e trabalhou como jornalista no jornal O Estado de São Paulo. Aos 20 anos, começou a produção como pintor - adquiriu experiência expondo seus trabalhos em galerias de Bruxelas, Amsterdam, Paris e Londres. Lá conheceu artistas como Picasso, Satie e Matisse. 

De volta ao Brasil, ilustra livros de Mário de Andrade, Vinícius de Moraes e Jorge Amado. Em 1951, participou da Bienal de São Paulo e doou desenhos ao Museu de Arte Moderna (MAM). Em 1953, recebeu o prêmio de melhor pintor nacional e no ano seguinte, o MAM do Rio de Janeiro fez uma retrospectiva de sua obra. Em 1955, publicou o livro Viagem de minha vida

O pintor Di Cavalcanti ganhou também prêmios na Itália e no México, desenhou as tapeçarias do Palácio da Alvorada para a inauguração de Brasília - a nova capital do país, fundada em 1960 - e pintou a Via Sacra da Catedral de Brasília.

História Hoje 

Apresentação: Carmen Lúcia 

Sonoplastia: Messias Melo

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Confira os jogos de futebol desta segunda-feira

Ás 19h, o São Paulo enfrenta o Juventude e o Atlético Paranaense enfrenta o Palmeiras. Às 20h, o Flamengo recebe o Santos no Maracanã e Internacional e Atlético Goianiense jogam no Sul. O Cuiabá recebe o Fortaleza em Mato Grosso. E para fechar, às 21h, a Chapecoense vai enfrentar o Sport.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeito de Nova Iorque exige vacinação obrigatória para setor privado

As campanhas de vacinação estão se reforçando em boa parte do mundo. O Chile começou a vacinar as crianças entre 3 e 5 anos contra a Covid nessa segunda-feira. O país também avança na vacinação da terceira dose, a chamada dose de reforço para adultos.

Baixar arquivo
Saúde

Mais de 90% da população, em 9 estados, estão vacinados contra a Covid

Nove estados brasileiros ultrapassaram a marca de 90% da população-alvo vacinada com a primeira dose da vacina. São eles: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraíba, Piauí, Paraná e Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Segurança

Casos de feminicídios caem em São Paulo

No entanto, outras formas de violência contra a mulher aumentaram no período. É o caso da lesão corporal dolosa contra mulheres, ou seja, casos de agressão que não têm como resultado a morte das vítimas, aumentaram  9,3 % no estado e 35,9%  na capital paulista.

Baixar arquivo
Educação

No Pará, Alepa aprova ensino obrigatório de espanhol na rede pública

O projeto aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa) torna obrigatório a ministração da disciplina de língua espanhola aos alunos da rede paraense de ensino.

Baixar arquivo
Economia

Produção de veículos em novembro cresce 15% em relação a outubro

No mês de novembro, foram produzidos 206 mil veículos - uma alta de 15% em relação ao mês anterior - mas número representa uma queda de 13,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

Baixar arquivo