IBGE cancela contrato com empresa organizadora do Censo Demográfico

Publicado em 18/10/2021 - 22:03 Por Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O IBGE cancelou o contrato com a empresa responsável pela seleção de agentes  para realização do Censo Demográfico de 2022. Em nota, o Instituto afirmou que não vai prorrogar o contrato com o Cebraspe, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, empresa organizadora do processo seletivo simplificado  do Censo. O contrato, que já estava suspenso, tinha previsão de encerramento nesta segunda-feira (18). O processo recrutaria interessados  para as funções de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.

Ainda na nota, o IBGE informou que será publicado nos seus canais oficiais os procedimentos para a devolução das taxas de inscrição já efetuadas. E que o instituto já está adotando as providências para nova seleção de empresa organizadora do processo seletivo para o Censo, a ser realizado em 2022.

Devido a cortes no orçamento, e abril deste ano, o IBGE decidiu suspender as provas do processo seletivo para recenseadores e agentes censitários  do Censo 2021, a ser realizado ano que vem. 

Para 2022, o orçamento para a promoção do Censo Demográfico é de mais de R$ 2,2 bilhões. Em nota, o Cebraspe informou que "diálogos com o IBGE já apontavam para a decisão consensual de não prorrogar o contrato firmado em fevereiro deste ano". A empresa disse ainda que devido à pandemia, as condições estabelecidas  em contrato há quase dois anos tornaram inviável a realização do certame na conjuntura atual.

*Com informações da Agência Brasil

Edição: Raquel Mariano / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

Em 1955, Rosa Parks se recusa a ceder lugar no ônibus a homem branco

Por lei, em Montgomery, no Alabama, os negros tinham que ocupar os lugares da parte de trás nos transportes coletivos. Rosa Parks se negou a obedecer a ordem do motorista e permaneceu sentada no lugar que ocupava. Acabou presa.

Baixar arquivo
Economia

Inflação de produtos na saída das fábricas sobe 2,16% em outubro

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) mede a variação dos preços de produtos na “porta da fábrica”, sem impostos e frete, de 24 atividades das indústrias extrativas e da transformação. Vinte e duas registraram alta em outubro.

Baixar arquivo
Saúde

Rio recebe novas doses de vacina contra gripe e retoma imunização

Com a chegada das novas doses, a campanha foi retomada em alguns postos de saúde. A expectativa é que todos os pontos de vacinação já estejam com o imunizante a partir do início da tarde desta quarta-feira (1º).

Baixar arquivo
Saúde

Cidades da região metropolitana de Campinas cancelam carnaval de 2022

O principal motivo é o risco de um eventual agravamento da pandemia de covid-19 no início do ano que vem por causa de novas variantes do coronavírus. 

Baixar arquivo
Geral

PF deflagra operações contra fraudes previdenciárias no Rio

Na Operação Falsum Identitatis, agentes investigam grupo que falsificava documentos para conseguir benefícios indevidos; já a Operação Patronos apura possível participação de advogados e despachantes na obtenção de pensões fraudulentas no INSS.

Baixar arquivo
Economia

Inflação semanal medida pela FGV sobe 1,08% em novembro

Inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Semanal  acumula alta de 9,89% nos últimos 12 meses. Em outubro, o indicador ficou em 0,77%.

Baixar arquivo