IBGE divulga dados preliminares de pesquisa teste para o Censo 2022

Publicado em 15/10/2021 - 17:32 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

As mulheres são maioria entre os moradores da Ilha de Paquetá, tradicional bairro carioca, distante 15 quilômetros da costa, onde só é possível chegar pelo mar. O local, cenário de filmes, novelas e do romance A Moreninha, de Joaquim Manuel de Macedo, tem  3.612 habitantes, sendo 1.935 do sexo feminino. Os homens representam cerca de 46 % da população local.

Os dados fazem parte dos resultados preliminares do teste para o Censo 2022, feito pelo IBGE na ilha, e divulgados neste sábado.

O levantamento apontou que os idosos também são maioria em Paquetá.  Quase 32 % dos moradores têm 60 anos ou mais, enquanto as crianças representam aproximadamente 12% dos moradores locais.

Outro dado divulgado pelo IBGE indica que pouco mais de 93% dos domicílios têm acesso à rede geral de distribuição de água. Já o rendimento médio dos responsáveis pelos domicílios em Paquetá é de R$ 3.613,47.

Realizado entre os dias 6 e 24 de setembro, o teste foi um marco inicial nos preparativos para a pesquisa que será realizada, em todos os domicílios do país, a partir do dia 1 º de junho de 2022.

O censo brasileiro é realizado pelo IBGE a cada 10 anos, e traz dados importantes como o tamanho da população, informações sobre educação, emprego e renda,  sendo a principal fonte de dados sobre a situação de vida dos brasileiros. Desta forma, a pesquisa chega a todos aos 5.570 municípios do país.

Previsto para o ano passado, acabou sendo adiado por causa da pandemia de covid.

De acordo com o Instituto, Paquetá foi escolhida para o teste porque já tem mais de 85 % da população imunizada com as duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Brasil já tem 5 casos confirmados da variante Ômicron

Dos casos confirmados aqui no país, três são em São Paulo e dois no Distrito Federal. São quatro homens e uma mulher.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz vê tendência de alta de casos de síndrome respiratória grave

Crescimento está sendo notado em 13 das 27 unidades da federação; destes, os que mais chamam a atenção dos especialistas são Pará, Ceará e Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Política

PEC dos Precatórios é aprovada no Senado

Os precatórios são dívidas da União com empresas e pessoas que ganharam ações definitivas na justiça. A proposta aprovada pelo Senado limita o valor a ser gasto anualmente com essas despesas e muda a forma de cálculo do teto de gastos. Proposta ainda precisa voltar à Câmara.

Baixar arquivo
Educação

Prazo para solicitar a reaplicação da prova do Enem termina amanhã

Candidatos podem pedir a reaplicação até às 23h59 desta sexta; os nomes dos participantes aptos a fazerem a prova em nova data serão divulgados na própria Página do Participante.

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura do Rio vai rever ampliação de exigência de cartão de vacina

Segundo o prefeito Eduardo Paes, houve "exagero" na ampliação de locais onde devem ser apresentados comprovante de vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

São Paulo suspende festa de Réveillon na Paulista

A vigilância sanitária da capital paulista fez um estudo de riscos e orientou a cancelar a festa do dia 31 de dezembro. Além disso, o prefeito decidiu manter a obrigatoriedade no uso de máscaras em lugares públicos. O uso seria abolido no próximo dia 11.

Baixar arquivo