Justiça do RJ bloqueia R$ 42 mi de suspeitos de esquema de corrupção

Publicado em 05/10/2021 - 12:22 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro bloqueou mais de R$ 42 milhões do empresário Mário Peixoto e de outros suspeitos de envolvimento em um esquema de corrupção no estado.

Além do empresário, também foram alvos do bloqueio Gilson Rodrigues, ex-diretor e vice-presidente da Faetec, Fundação de Apoio à Escola Técnica, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, e o ex-diretor da empresa Atrio-Rio, Matheus Ramos Mendes. 

Mário Peixoto é apontado pela Justiça como beneficiário de um esquema durante o governo de Wilson Witzel, que teve o mandato cassado no dia 30 de abril.

Em sua decisão, o juiz Bruno Bodart, da 10ª Vara de Fazenda Pública da Capital, determinou a indisponibilidade de bens e ativos financeiros dos suspeitos, no Brasil e no exterior. Segundo a Justiça, há indícios de direcionamento na contratação pela Faetec da Atrio-Rio, empresa que terceiriza mão de obra em serviços como portaria, recepção e limpeza.

Em sua decisão, o juiz Bruno Bodart, aponta a probabilidade da prática dos atos de improbidade administrativa e também proíbe que a Gaia Service, que é o novo nome da Atrio-Rio, celebre contratos com o poder público.

Em nota, a Gaia Service informou que não foi "citada ou intimada do processo, mas assegura que todas as contratações da empresa junto à Faetec observaram a mais inteira lisura, com os serviços efetivamente prestados e dentro dos valores de mercado.  E que todas as contratações foram auditadas pelos órgãos de controle interno da Administração Pública Estadual e Tribunal de Contas do Estado. 

Nós ainda não conseguimos contato com a defesa do empresário Mário Peixoto.

Edição: Vitoria Elizabeth/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo