Ministério anuncia volta de cruzeiros marítimos em novembro
Os cruzeiros marítimos poderão retornar a costa brasileira a partir de novembro. O anúncio foi feito pelo Ministério do Turismo, neste fim de semana. Uma portaria liberando os navios será publicada pelo governo nos próximos dias.
Os cruzeiros estão suspensos no Brasil desde março do ano passado, início da pandemia da covid-19.
Após a publicação da portaria, a Anvisa vai editar uma norma com as regras que devem ser seguidas para as viagens.
Entre os protocolos a serem definidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estão a realização de testes antes do embarque em todos os passageiros, vacinação e testagem dos tripulantes, uso de máscaras, distanciamento, ocupação reduzida nos navios, desinfecção e higienização constantes nas embarcações e fornecimento de ar fresco sem recirculação, com o uso de filtros especiais, semelhantes aos instalados nos aviões.
A liberação dos cruzeiros ocorre três semanas depois de a Anvisa ter se posicionado contra a medida. Em 10 de setembro, a agência havia informado que as evidências sanitárias e epidemiológicas ainda não apontavam a retomada dos cruzeiros como ação segura. Naquele momento, não havia previsão de uma nova reavaliação da medida.
Segundo o Ministério do Turismo, a autorização para a temporada de cruzeiros 2021/2022 envolveu a aprovação conjunta de medidas dos Ministérios da Saúde, da Justiça, da Infraestrutura, da Casa Civil e da Presidência da República. A expectativa, segundo o governo, é gerar 2 bilhões e meio de reais para a economia e criar 35 mil empregos.
cruzeiros podem retornar a costa brasileira a partir de novembro
Com informações da AGBR