PF realiza operação contra fraudes em contratos da Docas do Rio

Investigados responderão por crimes de fraude em licitação e peculato

Publicado em 21/10/2021 - 11:51 Por Lígia Souto* - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A Polícia Federal realiza hoje (21) uma operação para combater fraudes em licitações e contratos realizados pela Companhia Docas do Rio de Janeiro, para prestação de serviços de modernização administrativa portuária. Além da capital fluminense, mais duas cidades são alvos da  ação, batizada de Freeware.

Vinte agentes cumprem quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em São Paulo e um no Recife, expedidos pela 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

A investigação começou em 2019, a partir de auditorias feitas pelo Tribunal de Contas da União, que apontaram indícios de direcionamento em pregão eletrônico, prática que pode resultar na responsabilização de eventuais servidores públicos envolvidos nas fraudes.

A Polícia Federal detalhou que as auditorias do TCU e a interna da própria Companhia Docas constataram que alguns produtos de tecnologia contratados e instalados já estariam disponíveis na administração pública federal. Um deles, segundo a PF, é o Sistema Eletrônico de Informação. As apurações levaram à conclusão de existência de "indícios de que não teria havido o desenvolvimento de qualquer produto efetivamente contratado". No caso da Companhia Docas os valores dos contratos superam R$ 17 milhões”.

Os investigados responderão pelos crimes de fraude em licitação e peculato, além de outros que possam surgir no decorrer das investigações.

O nome da operação é porque a palavra freeware, em inglês, significa programa de computador posto gratuitamente à disposição dos usuários.

* Com informações da Agência Brasil.

Edição: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo
Geral

Celular ao volante é foco de operação da PRF na Semana Santa

O objetivo é garantir segurança nas estradas, prevenir acidentes e fiscalizar condutas irregulares dos motoristas.

Baixar arquivo
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo