Prefeitura de Macapá inicia força-tarefa para distribuir água potável

Publicado em 19/10/2021 - 08:33 Por Daniella Longuinho* - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Prefeitura de Macapá montou uma força-tarefa para enviar água potável às comunidades ribeirinhas do Arquipélago de Bailique, que sofrem com um fenômeno de salinização na foz do Rio Amazonas. 

Por conta do fenômeno, que ameaça o bem-estar dos moradores locais, no fim da semana passada a Prefeitura de Macapá declarou situação de emergência no distrito, que fica a 180 quilômetros da capital do Amapá. Com o decreto, todos os órgãos municipais ficam mobilizados para atuar na região. 

Os primeiros seis mil fardos de água mineral chegaram nessa segunda-feira (18) e foram destinados às 17 comunidades da zona norte do arquipélago, que é até agora a área mais afetada, segundo a prefeitura de Macapá. 

Morador de Bailique, o aposentado Odilon Monteiro da Silva, de 71 anos, conta que esse fenômeno tem sido recorrente nos últimos anos, principalmente no verão. Ele destaca as principais comunidades atingidas.

A técnica de enfermagem Maria José Tavares explica que Bailique sofreu recentemente também com outro fenômeno natural, conhecido como 'terras caídas', que causam erosões das margens fluviais. A moradora detalha os problemas decorrentes do fenômeno das águas salgadas. 

Diante da emergência instalada, a Secretaria de Mobilização e Participação Popular iniciou uma campanha para doação de água, que serão enviadas junto com os carregamentos do executivo municipal. Interessados podem entregar água mineral na secretaria, que fica no prédio da Prefeitura de Macapá, na Avenida FAB. O ponto de coleta funciona 24 horas. 

*com produção de Lucineia Siqueira

Edição: Roberto Piza/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Geral

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro tem programação especial na Sexta-Feira Santa

O Santuário do Cristo Redentor, no alto do morro do Corcovado, vai ser cenário das celebrações da Sexta-Feira Santa na cidade do Rio de Janeiro. Será aberta às 10h, a Via Sacra, com obras de arte que descrevem cada uma das estações da Paixão de Cristo.

Baixar arquivo