Senado aprova memorial para homenagear vítimas da covid-19

Publicado em 06/10/2021 - 11:23 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Senado deve ganhar um memorial em homenagem às vítimas da covid-19 no Brasil. O Projeto de Resolução com a proposta foi aprovado nessa terça-feira (5), no Plenário do Senado.

A ideia é construir um monumento no espelho d'água do Congresso Nacional, em Brasília, que seja facilmente visto pelos visitantes. Serão instaladas 27 pedras, representando as vítimas em cada estado - e Distrito Federal - do Brasil.

A proposta foi apresentada pelo senador Renan Calheiros, relator da CPI da Pandemia, que investiga as ações no enfrentamento da covid-19 no Brasil; e relatada pelo presidente da Comissão, Omar Aziz, que comentou:

"Nós senadores, o Congresso Nacional, e nem o Brasil podem se esquecer do que se passou no nosso país. É algo interessante não só pela homenagem que iremos fazer, mas principalmente para que a história registre o que aconteceu no Brasil nas épocas em que vivemos", afirmou.

Para o monumento sair do papel é preciso antes a promulgação pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

O prédio do Congresso Nacional foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e é patrimônio cultural da humanidade pela Unesco.

Em nota, o Iphan informou que não foi notificado oficialmente sobre a proposta. Mas, como se trata de uma intervenção em bem tombado em âmbitos federal e distrital, a superintendência do Iphan no Distrito Federal e os órgãos competentes do GDF, portanto, deverão se pronunciar a respeito, mediante apresentação de projeto.

Edição: Sâmia Mendes/Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Litoral nordestino tem previsão de chuva forte para esta quarta (25)

A área que representa maior risco começa em João Pessoa, segue por Recife e vai até o sul de Alagoas. Nessas regiões, a chuva pode ultrapassar 100 milímetros no acumulado do dia.

Baixar arquivo
Geral

Número de mortos em operação policial no Rio sobe para 25

Subiu para 25 o número de mortos em consequência da operação policial realizada nesta terça-feira na Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Geral

Linha Amarela recebe blitz educativa com agentes da Operação Lei Seca

A ação, que ocorre no Rio de Janeiro, faz parte da campanha Maio Amarelo.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: homo e bissexuais são ao menos 1,9% da população brasileira

Quase 3 milhões de pessoas responderam pertencer a um desses dois quesitos em pesquisa inédita sobre orientação sexual. O número de cidadãos que preferiu não responder é maior: 3,6 milhões. Segundo pesquisadora, há possibilidade de subnotoficação.

Baixar arquivo
Economia

INSS paga segunda parcela do 13º de aposentados e pensionistas

Inicialmente, recebem a segunda cota do 13º aqueles que ganham um salário mínimo. Os que ganham acima disso recebem a partir do dia 1º até 7 de junho.

Baixar arquivo
Esportes

Vôlei de praia: oito duplas brasileiras estarão em etapa de Roma

Duda/Ana Patrícia, Bárbara Seixas/Carol Solberg, Rebeca/ Talita e Tatiana/Hegê, no feminino. No masculino, André Stein/George, Renato/Vitor, Alison/Guto e Bruno Schmidt/Saymon.

Baixar arquivo