Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

Publicado em 22/10/2021 - 19:49 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Uma das reivindicações da categoria é a redução nas alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, sobre o preço do combustível. Em Minas Gerais, segundo Irani Gomes, presidente do Sindtanque, sindicato que representa a categoria no estado, a suspensão da greve se deu a pedido das distribuidoras de combustíveis, mas a categoria ainda aguarda uma posição do governo local sobre o valor pago em ICMS.

Em nota, o governo do estado de Minas Gerais informou que é contrário ao projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que estabelece valor fixo para o ICMS dos combustíveis em todo o país. O governo mineiro afirma ainda que os reajustes constantes se devem à política de preços adotada pela Petrobras.

O presidente da Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo do estado do Rio de Janeiro, Ailton Gomes, explica que a principal solicitação do movimento é a redução dos preços dos combustíveis, principalmente do diesel. 

Já segundo o presidente do Sindtanque de São Paulo, Sandro Gonçalves, a categoria continua em estado de greve até que haja uma negociação quanto às demandas do movimento.

A Agência Nacional do Petróleo informou que está monitorando o movimento dos tanqueiros no Rio e em Minas Gerais. Segundo a ANP, o acompanhamento junto aos agentes regulados, em especial às distribuidoras e aos postos revendedores, não indica falta de combustível até o momento. Mas, caso os riscos se acentuem, a agência adotará medidas para reduzir os impactos no abastecimento.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Casos de dengue, chikungunya e zika cresceram este ano no país

O aedes aegypti é o transmissor da dengue, zika e da chikungunya.

Baixar arquivo
Geral

Pesquisadora explica que calor extremo pode estressar o organismo

O aumento excessivo das temperaturas é preocupante para toda a população, principalmente para idosos e crianças, que são mais vulneráveis

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inmet emite alertas de fortes chuvas e ondas de calor

Permanece o alerta vermelho para a onda de calor em boa parte do Mato Grosso, de São Paulo e no norte do Paraná. Também há o alerta de chuvas intensas no Sul, Sudeste, Norte e Nordeste. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MPF pede responsabilização de ex-agentes da ditadura

O Ministério Público Federal busca afastar a impunidade das violações cometidas pela ditadura entre 1964 e 1985. 

Baixar arquivo
Cultura

Biblioteca Nacional do Rio abre exposição "Homenagem a Carolina"

Carolina Maria de Jesus, conhecida pelo livro “Quarto de Despejo: Diário de uma Favelada”, completaria 110 anos agora em 2024. 

Baixar arquivo
Economia

Prévia do PIB aponta crescimento de 0,6% em janeiro

O governo espera que o ritmo de crescimento do setor de serviços continue estável, e que a atividade industrial se recupere, com a retomada dos investimentos.

Baixar arquivo