Tanqueiros encerram greve em MG, SP e RJ

Publicado em 22/10/2021 - 19:49 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A paralisação dos tanqueiros, transportadores de combustíveis e derivados de petróleo, iniciada nessa quinta-feira (21) e encerrada hoje, afetou a distribuição de combustíveis em três estados: Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

Uma das reivindicações da categoria é a redução nas alíquotas do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços, ICMS, sobre o preço do combustível. Em Minas Gerais, segundo Irani Gomes, presidente do Sindtanque, sindicato que representa a categoria no estado, a suspensão da greve se deu a pedido das distribuidoras de combustíveis, mas a categoria ainda aguarda uma posição do governo local sobre o valor pago em ICMS.

Em nota, o governo do estado de Minas Gerais informou que é contrário ao projeto de lei aprovado pela Câmara dos Deputados que estabelece valor fixo para o ICMS dos combustíveis em todo o país. O governo mineiro afirma ainda que os reajustes constantes se devem à política de preços adotada pela Petrobras.

O presidente da Associação das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados do Petróleo do estado do Rio de Janeiro, Ailton Gomes, explica que a principal solicitação do movimento é a redução dos preços dos combustíveis, principalmente do diesel. 

Já segundo o presidente do Sindtanque de São Paulo, Sandro Gonçalves, a categoria continua em estado de greve até que haja uma negociação quanto às demandas do movimento.

A Agência Nacional do Petróleo informou que está monitorando o movimento dos tanqueiros no Rio e em Minas Gerais. Segundo a ANP, o acompanhamento junto aos agentes regulados, em especial às distribuidoras e aos postos revendedores, não indica falta de combustível até o momento. Mas, caso os riscos se acentuem, a agência adotará medidas para reduzir os impactos no abastecimento.

Edição: Jacson Segundo / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Rio instala tenda para atender casos de gripe em Botafogo

Esta é a terceira inauguração dentro do plano de contingência da secretaria de Saúde. Somente na última semana, a procura por atendimentos em todo o estado, aumentou 400%.

Baixar arquivo
Geral

Vale do Anhangabaú é reaberto hoje ao público

O consórcio Viva o Vale, empresa que ganhou a concessão por 10 anos, assumirá o local a partir de hoje para administrar e cuidar da manutenção.

Baixar arquivo
Geral

Tarifa Social: Aneel regulamenta inclusão automática de beneficiários

O programa beneficia atualmente cerca de 12 milhões de famílias beneficiadas pela tarifa; a expectativa do governo é que mais de 11 milhões tenham acesso ao benefício.

Baixar arquivo
Saúde

Nove estados têm mais de 90% da população vacinada com a primeira dose

Entre os estados que conquistaram o resultado da vacina contra covid-19 estão: Santa Catarina, Roraima, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Minas Gerais.

Baixar arquivo
Esportes

Time Brasil conquista 77 vagas para os Jogos Pan-Americanos Santiago

As vagas garantidas foram em 14 modalidades: atletismo, ginástica rítmica, ginástica de trampolim, handebol, judô, karatê, natação, patinação velocidade, skate, taekwondo, triatlo, vôlei, vôlei de praia e wrestling.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de domingo e próximas partidas do futebol

O Atlético Mineiro bateu o Bragantino de virada por 4 a 3. O Bahia venceu o Fluminense por 2 a 0.  Corinthians e Grêmio ficaram em 1 a 1. Ceará e América Mineiro ficaram no 0 a 0.

Baixar arquivo