78% das vítimas de arma de fogo são negras, diz estudo

Publicado em 19/11/2021 - 18:11 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Na véspera da celebração do Dia da Consciência Negra, o Instituto Sou da Paz divulgou um estudo com números alarmantes. Intitulado “Violência armada e racismo: o papel da arma de fogo na desigualdade racial”, o levantamento aponta que pessoas negras morreram três vezes mais vitimas de armas de fogo em 2019 do que de outras raças. Elas representam 78% das vítimas fatais por agressão com arma de fogo.

A análise, feita a partir de dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade e do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde, reunidos entre 2012 e 2019, mostra que a taxa de mortes por homicídio de jovens negros é 6,5 vezes maior do que os índice nacional.

Em relação a o perfil das vítimas, o Instituto Sou da Paz concluiu que alguns grupos têm sido mais vitimados do que outros. Em 2019, os homens negros representaram 75% das vítimas de arma de fogo no país, contra 19% de homens não negros, enquanto as mulheres negras somaram 4% das vítimas, contra 2% daqueles de outras raças. Adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos somaram 61% entre as vítimas negras, enquanto esse grupo respondeu por 51% dos óbitos na população não negra.

Considerando que a escolaridade é fator de risco para homicídios, 65% das vítimas adolescentes negras de 15 a 19 anos e 52% das não negras tinham até sete anos de escolaridade. Já entre as vítimas jovens entre 20 e 29 anos negras, 59% tinham até sete anos de escolaridade, enquanto entre as não negras essa proporção era de 45%.

Edição: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Defesa de Bolsonaro rechaça teoria sobre pedido de asilo à Hungria

A defesa afirmou que não existia nenhuma preocupação com a possibilidade de uma prisão preventiva e que seria contraditório alegar que a visita a embaixada de um país estrangeiro configurasse um pedido de fuga.

Baixar arquivo
Geral

Espetáculos a céu aberto encenam a Paixão de Cristo por todo Brasil

Uma das apresentações mais conhecidas do país acontece na cidade-teatro de Nova Jerusalém, no município do Brejo da Madre de Deus, no agreste pernambucano.

Baixar arquivo
Geral

IBGE: Brasil registra o menor número de nascimentos em 45 anos

O número de nascidos caiu pelo quarto ano seguido. A maior queda foi no Nordeste. Somente Santa Catarina e Mato Grosso apresentaram aumento no registro de nascimentos. 

Baixar arquivo
Economia

Mais de 306 mil vagas de empregos foram criadas em fevereiro

Os números foram divulgados pelo Caged – Cadastro geral de Empregados e Desempregados, e representa um crescimento de 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Salário médio ficou em torno de R$ 2 mil.

Baixar arquivo
Geral

Submarino Tonelero é lançado em cerimônia com Lula e Macron

Os presidentes celebraram parceria entre Brasil e França e a troca de conhecimento entre os dois países.

Baixar arquivo
Geral

Marielle: irmãos Brazão são transferidos para penitenciárias federais

Prisão de Chiquinho Brazão é analisada pela Câmara dos Deputados, que tem poder para decidir sobre a prisão de parlamentares. O delegado da Polícia Civil do Rio de Janeiro, Rivaldo Barbosa, continua preso em Brasília.

Baixar arquivo