Chimpanzé Enos foi enviado ao espaço em 29 de novembro de 1961

Publicado em 29/11/2021 - 15:34 Por Rádio Nacional - Brasília

Um chimpanzé foi enviado ao espaço para uma missão pioneira em 29 de novembro de 1961. Com cinco anos e meio, Enos embarcou na Mercury-Atlas 5 e se tornou o primeiro e único da espécie a fazer uma viagem na órbita terrestre. A missão funcionou como um teste antes do voo tripulado que levaria o primeiro astronauta norte-americano ao espaço.

Enos recebeu treinamento por 16 meses, antes do lançamento. Para responder aos comandos, o treino incluía impulsos elétricos nos pés quando o chimpanzé não apresentava o comportamento desejado. Enquanto estava em órbita, Enos levou cerca de 70 choques durante os testes e execução das tarefas. A Nasa reuniu “dados sobre as demandas físicas e psicológicas, que seriam encontradas pelos astronautas durante o voo espacial”.

Alguns problemas técnicos na espaçonave fizeram com que a temperatura corporal do chimpanzé subisse e atingisse um estado febril. Diante dessa alteração física, os cientistas tomaram a decisão de interromper a viagem antes do início da terceira volta na Terra.

A Mercury-Atlas 5 retornou depois de três horas, 20 minutos e 59 segundos no espaço. Enos foi resgatado com ferimentos leves e acompanhado por especialistas até morrer, em consequência de disenteria, em novembro do ano seguinte - o que, segundo os cientistas, não tinha ligação com a ida ao espaço.

De acordo com a Nasa, a experiência mostrou que jovens chimpanzés podiam ser treinados para estudos de voo espacial.

O programa de teste com chimpanzés havia começado em 1959, dois anos antes da experiência pioneira com Enos. Antes dele, em janeiro de 1961, Ham, de três anos e meio, foi lançado ao espaço em uma missão que durou 16 minutos. Os chimpanzés astronautas são conhecidos em inglês como astrochimps.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Sonoplastia: Messias Melo
 

Edição: Bianca Paiva / Nathália Mendes

Últimas notícias
Economia

Carlos França afirma que entrada do Brasil na OCDE trará investimentos

O ministro das relações exteriores, Carlos França afirmou que a entrada do Brasil na OCDE vai ajudar a trazer investimentos estrangeiros e criar um ambiente de negócios favorável ao país.

Baixar arquivo
Saúde

Boletim da Fiocruz aponta aumento de casos de covid em todo o país

São 25 unidades da federação que apresentam ao menos uma macrorregião de saúde com nível de casos semanais de Síndrome Respiratória Aguda Grave considerado muito alto ou extremamente alto. 

 

Baixar arquivo
Saúde

Hospitais federais do RJ vão receber mais 1.700 profissionais de saúde

Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro tem cobrado a realização de concursos públicos para substituir de forma definitiva os profissionais que atuam com contratos temporários.

Baixar arquivo
Política

Voo com 211 brasileiros deportados dos EUA chega ao Brasil

Coordenadoria da Infância e Juventude do TJ-MG informou que 90 crianças que desembarcaram do voo humanitário estavam acompanhadas por pelo menos um responsável com vínculo biológico e que nenhuma precisou ir para abrigos.

Baixar arquivo
Geral

Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

Baixar arquivo
Economia

Aumento de contaminações por covid desacelera crescimento do turismo

A onda da pandemia de covid-19 provocada pela variante ômicron fez com que destinos turísticos muito procurados no país tivessem redução na oferta de voos diários ao longo do mês de janeiro.

Baixar arquivo