Descartada falha humana no acidente em Gruta de Altinópols em SP

Publicado em 24/11/2021 - 15:46 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Polícia Civil de Franca, interior de São Paulo, descartou a hipótese de crime ou interferência humana no acidente ocorrido no último dia 31 de outubro em uma gruta em Altinópolis, no interior do estado. De acordo com o laudo pericial da polícia civil, o acidente ocorreu em função da característica da rocha, feita de arenito e da perda de estabilização de suas estruturas.

De acordo com depoimentos dos que estavam no local, 28 bombeiros civis realizavam treinamento na gruta no fim de semana do dia 31 de outubro, quando, após intensas chuvas, os instrutores decidiram cancelar o treinamento, mas aguardaram na gruta a diminuição das chuvas para poderem retornar. No entanto, no momento de espera, a gruta cedeu causando a morte de 9 pessoas e deixando outras feridas.

A prefeitura de Altinópolis na época afirmou que por se tratar de um terreno particular, não era responsável pela fiscalização, mas que devido às condições perigosas, a defesa civil da cidade deveria ter sido avisada do treinamento pela empresa responsável.

A prefeitura informou que, após receber este mês relatório do IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas, sobre o material e as condições das grutas da região, interditou as 19 grutas que ficam dentro do município e notificou proprietários de terras onde elas estão localizadas.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Política

PEC dos Precatórios é promulgada pelo Congresso Nacional

A proposta aprovada possibilita a mudança no cálculo do teto de gastos e abre um espaço de R$ 106 bilhões no Orçamento da União. Parte dos recursos deverá custear o Auxílio Brasil. 

Baixar arquivo
Saúde

Butantan vai doar 400 mil vacinas de gripe para o Rio de Janeiro

A cidade está com imunização parada há seis dias, por falta de vacinas, e teve 21 mil casos da doença diagnosticados nas últimas três semanas.

Baixar arquivo
Saúde

Pfizer diz que três doses de vacina podem neutralizar variante Ômicron

Estudo preliminar mostrou que duas doses podem não ser suficientes para proteger as pessoas contra a infecção pela nova variante. Ainda assim, as empresas afirmam que duas aplicação são capazes de proteger contra casos graves da doença.

Baixar arquivo
Economia

CNA projeta crescimento de 2,4% no PIB da agropecuária em 2022

A safra 2021/2022 deve chegar a 289 milhões de toneladas, volume 14% maior que a anterior; foram produzidas na safra 2020/2021 252 toneladas de grãos. 

Baixar arquivo
Saúde

Consórcio Nordeste pede cancelamento de festas de Ano Novo e carnaval

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste emitiu uma recomendação para que os estados não realizem as festas de Réveillon e o carnaval, uma vez que colocar milhões de pessoas nas ruas, em aglomerações, é assumir um risco.

Baixar arquivo
Internacional

Olaf Scholz é eleito novo chanceler da Alemanha

Aos 63 anos, o ex-ministro das Finanças de Angela Merkel se torna o nono chanceler da Alemanha no pós-guerra. Ele venceu a votação secreta por 395 votos do 736 deputados do plenário.

Baixar arquivo