Mais da metade dos servidores já testemunhou a prática de corrupção

Publicado em 11/11/2021 - 17:05 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais da metade dos servidores públicos federais disseram já ter observado uma prática de corrupção. É o que aponta uma pesquisa do Banco Mundial no Brasil, sobre a percepção dos servidores em relação à ética e corrupção no serviço público.

Dos 22 mil servidores federais entrevistados, 51 por cento relataram ter observado alguma prática antiética de colegas do serviço público, mas esse mesmo percentual revelou que não se sentiu seguro para denunciar. Um terço deles, porque acha o processo de denúncia complicado, enquanto outros 33% não sabem como fazer.

Mulheres e servidores com menos tempo de serviço são os que se disseram menos seguros para denunciar colegas.

Já entre os servidores que se sentiram pressionados a cometer algum ato ilícito, o percentual chega a 66% – ou, dois terços.

Também foi perguntado sobre a percepção da corrupção nas promoções e 35% acham que os funcionários promovidos tiveram méritos para isso, enquanto outros 24% atribuíram a indicações políticas.

O Ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário, afirmou que as ferramentas anticorrupção vem sendo aperfeiçoadas. Ele citou que em 2017 foram implementados programas obrigatórios com canais de denúncias e programas de integridade. E citou a aprovação de um plano contra a corrupção, em 2020.

Wagner Rosário ressaltou que as denúncias dos servidores ficam em sigilo, justamente para que eles sejam encorajados a apontar atividades irregulares.

Segundo o especialista sênior em Governança do Banco Mundial no Brasil, Daniel Ortega Nieto, a pesquisa foi respondida pelos 22 mil servidores federais de forma on-line e sob sigilo, entre os dias 28 de abril e 28 de maio deste ano.

Edição: Nádia Faggiani / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Justiça

Justiça condena empresa eólica a pagar indenização para morador no RN

O morador alega "barulho constante" provocado pela rotação do aerogerador e dano estrutural no imóvel residencial.

Baixar arquivo
Saúde

Mudanças climáticas agravam riscos de trabalhadores, diz OIT

Para a Organização Internacional do Trabalho, inúmeras condições de saúde dos trabalhadores estão associadas às mudanças climáticas, incluindo câncer, doenças vasculares, respiratórias, renais e de saúde mental.

Baixar arquivo
Economia

Governo lança programa de crédito e renegociação de dívidas

Uma das ações permite que microempreendedores individuais e pequenos e médios empresários negociem as dívidas e consigam crédito para melhorar os negócios.

Baixar arquivo
Justiça

STF dá 5 dias para X se manifestar sobre descumprir ordens judiciais

O Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes deu um prazo de cinco dias para que os representantes da rede social X, antigo Twitter, se manifestem sobre descumprimentos de ordem judicial nos perfis de contas bloqueadas na plataforma.

Baixar arquivo
Saúde

Saúde óssea depende de exercícios regulares, defende médico do INTO

Além de provocar sensação de bem-estar, elevar a autoestima e trazer melhorias para as relações sociais, a prática regular de atividade física tem um papel fundamental para a saúde óssea e muscular.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisadores desenvolvem fármacos para tratamento de doenças crônicas

Pesquisadores brasileiros investem em pesquisa e na produção de novos fármacos, que podem ajudar no tratamento de pacientes que lutam contra doenças crônicas.

Baixar arquivo