Mais de 98% dos municípios adotaram o distanciamento social em 2020

Publicado em 10/11/2021 - 12:02 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - (Rio de Janeiro)

Quase a totalidade dos municípios brasileiros adotou o isolamento social por causa da pandemia de covid-19, em 2020. Foram nada menos que 98,6%, e cerca de 52% deles, o que equivale a 2.805 cidades, informaram inclusive ter usado sistemas de monitoramento para avaliar a eficácia do distanciamento contra o contágio do coronavírus. Em pouco mais de 12% foram criados hospitais de campanha durante a pandemia.

Os dados estão na pesquisa “Informações Básicas Municipais e Estaduais”, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, reunindo informações sobre recursos humanos, habitação, transporte, agropecuária, gestão de riscos e de desastres, covid-19 e meio ambiente, referentes a 2020. Por conta da grave crise sanitária, as medidas para enfrentamento ao coronavírus ganharam destaque.

Em relação às questões ambientais, mais de 65% dos municípios pesquisados pelo IBGE relataram ter sofrido algum impacto ao longo do ano, principalmente queimadas, secas e enxurradas. O estudo revela que, de 2017 para 2020, houve uma mudança significativa na prioridade de temas ambientais na pauta dos governos dos estados. A gestão dos recursos hídricos, por exemplo, se tornou prioridade em 15 Unidades da Federação.

Nos serviços de transporte urbano, o levantamento mostrou que o regime de concessão foi o principal tipo de regulamentação, presente em 18 Unidades federativas do país.  No Piauí e no Distrito Federal, o serviço era prestado diretamente pelo setor público. Em Roraima, parte do serviço não tinha regulamentação. E, em todas as 27 Unidades havia frota adaptada ou parcialmente adaptada para acessibilidade de pessoas com dificuldades de locomoção.

No quesito recursos humanos, a pesquisa aponta queda de 3,1% no número de pessoas ocupadas nos estados e no Distrito Federal em 2020, frente a 2019. No ano avaliado, 85,7% estavam vinculados à administração direta e 14,3% à administração indireta. 

A pesquisa reflete dados das 27 Unidades da Federação, 5 mil .568 municípios e dois distritos - Brasília e Fernando de Noronha. No entanto, de acordo com o IBGE, 1,6% dos municípios não responderam o questionário completo.

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Educação

Encerra hoje prazo para recurso de ausência no Encceja 2023

Quem teve a justificativa de ausência no Encceja 2023 reprovada tem até hoje para apresentar recurso. O procedimento deve ser feito pelo sistema do exame no site do Inep.

Baixar arquivo
Geral

Santuário dos Pajés: História e resistência indígena em Brasília

Adaptação e luta são marcas da história do Santuário dos Pajés, o território indígena cravado no coração de Brasília e o mais antigo da capital federal.

Baixar arquivo
Justiça

STF facilita acesso a dados em investigações de crimes graves

O Supremo Tribunal Federal determinou o repasse de dados telefônicos ou de sinais de localização para investigações de crimes graves, mesmo sem autorização judicial.

Baixar arquivo
Economia

Brasil registra recorde histórico de rendimento habitual em 2023

O ano de 2023 registrou o maior valor da série histórica de rendimento habitual recebido por todos os trabalhos.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

UFF desenvolve ferramenta inovadora para prever eventos climáticos

Uma ferramenta inovadora, capaz de prever décadas à frente eventos climáticos, como secas e temporais, está sendo desenvolvida pela Universidade Federal Fluminense.

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo