Motoristas profissionais tem prazo para realizar exame toxicológico

Publicado em 21/11/2021 - 08:52 Por Viviane Goulart - Repórter da Rádio 96 FM, para a Rádio Nacional - Palmas

Os motoristas profissionais que tem carteira nacional de habilitação nas categorias C, D ou E precisam ficar atentos aos prazos para a realização do exame toxicológico. Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses.

Em abril deste ano, o Conselho Nacional do Trânsito divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH. E a partir de 1º de julho, as autoridades de trânsito começaram a fiscalizar se os motoristas estavam em dia com a obrigação, também de acordo com o calendário.

Todos os motoristas que tem CNH com data de vencimento entre março deste ano e junho de 2023, por exemplo, já estão sujeito a multas. Aqueles cuja CNH vence entre julho e dezembro de 2023 tem até até 30 de novembro pra realizar o exame, que vai começar a ser cobrado pelas autoridades de trânsito a partir de 1º de dezembro. Já os que tem carteira com vencimento entre janeiro e abril de 2024 fazer o exame até 31 de dezembro deste ano. Para estes, a fiscalização começa no dia 1º de janeiro de 2022. 

 

Edição: Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Há 92 anos as mulheres conquistavam o direito de votar no Brasil

No Brasil também há uma legislação que determina cota mínima de gênero para candidatura nas eleições legislativas. 

Baixar arquivo
Geral

Polícia Federal prende suspeito por tentar invadir Palácio da Alvorada

O presidente Lula estava dentro da residência oficial no momento no incidente 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

MDHC rechaça fake news sobre tráfico de crianças na Ilha do Marajó

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou nota alertando para a propagação de fake news com denúncias sobre a exploração sexual e o tráfico de crianças na Ilha do Marajó, no Pará.

Baixar arquivo
Segurança

Agentes da Força Nacional reforçam buscas por fugitivos em Mossoró

Mais de 500 polícias de diversas forças compõem a força tarefa de buscas por Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento. Os dois usaram ferramentas de uma obra que era realizada no presídio para fugir. 

Baixar arquivo
Esportes

Justiça Desportiva pune Sport por ataque a ônibus do Fortaleza

A decisão do presidente do tribunal, José Perdiz, reconheceu que o Sport, como clube mandante da partida, não se comprometeu com a segurança dentro e fora do estádio. Yuri Romão, presidente do clube, lembrou de casos recentes de ataques a ônibus de adversários que não tiveram a mesma punição 

Baixar arquivo
Geral

Terminal Gentileza é inaugurado no Rio

O terminal vai conectar os serviços do mais novo corredor de BRT, o Transbrasil, com o VLT e linhas de ônibus municipais. O nome do terminal faz referência a José Datrino, o Profeta Gentileza, que ficou conhecido por pinturas com mensagens em colunas de viadutos no Rio

Baixar arquivo