2022 começa com expectativa de criação de novos concursos públicos

Publicado em 31/12/2021 - 09:33 Por Beatriz Albuquerque - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Depois de dois anos com quase nenhum concurso público, por conta da pandemia do coronavírus, 2022 vai começar com muitas oportunidades para quem quer trabalhar no governo. Diversos certames já estão aprovados e outros já têm até edital pronto. Ibama, ICMBio, Controladoria Geral da União e Tribunal de Contas da União são alguns dos órgãos que têm provas previstas para 2022.

E todo esse cenário positivo trouxe esperança para o jornalista e concurseiro Leandro Vieira. Ele conta que largou tudo para se dedicar exclusivamente aos estudos em 2018. E a pandemia frustrou seus planos. Com a reserva de dinheiro no fim, Leandro precisou voltar ao mercado de trabalho, mas garante que mantém uma rotina rígida de estudo.

Além de estabelecer uma rotina, para alcançar a tão sonhada aprovação é preciso aprender a lidar com as incertezas do mercado de concursos públicos. Isso é o que garante o professor de cursinho Arthur Lima. Ele explica que as provas não têm data estipulada ou conteúdo determinado até a publicação do edital. Então, basear os estudos nos exames anteriores é uma boa alternativa.

Mais do que se preparar com estudos, o professor Rodrigo Lima explica que controlar a ansiedade é muito importante para ter bons resultados. Num ano com muitos concursos, como 2022, ter foco e paciência é uma boa estratégia para alcançar os objetivos.

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária, só para o Poder Executivo devem ser abertas quase 68 mil vagas, e mais de quatro mil para o Judiciário. 

Edição: Ana Lúcia Caldas/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo