INSS vai priorizar benefícios em cidades atingidas por chuvas na Bahia

Objetivo é analisar mais de 46 mil pedidos de atendimentos

Publicado em 30/12/2021 - 08:19 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O INSS vai dar prioridade à análise de benefícios de segurados que moram nas cidades atingidas pela chuva na Bahia. Os temporais das últimas semanas deixaram ao menos 24 mortos e mais de 91 mil pessoas desalojadas ou desabrigadas, segundo o balanço mais recente, divulgado na noite dessa quarta-feira (29). Mais de 600 mil moradores de 136 municípios foram afetados.

Nesse primeiro momento, a ação do INSS será realizada em 48 agências da previdência social em municípios baianos. Os postos de atendimento estão divididos nas Gerências Executivas de Feira de Santana, Itabuna, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. O esforço é para analisar 46 mil pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais. Servidores do INSS de diferentes regiões do Brasil vão fazer parte dessa força-tarefa.

De acordo com o instituto, mais da metade dos pedidos é de benefícios assistenciais para idosos e pessoas com deficiência. E serão os primeiros a serem analisados. Os demais requerimentos incluem pedidos de aposentadorias, pensões, auxílios-reclusão, salário maternidade, benefícios por incapacidade e seguro defeso. 

O governo federal também anunciou o pagamento de duas parcelas adicionais de seguro-desemprego aos trabalhadores segurados. Terão direito aqueles que foram demitidos de junho até agora, nos municípios declarados em situação de emergência pelo Ministério do Desenvolvimento Regional na Bahia e em Minas Gerais. A previsão é que 15 mil trabalhadores sejam contemplados. 

Outra medida é o adiantamento do pagamento do abono salarial para mais de 100 mil trabalhadores que moram nessas regiões da Bahia e de Minas. 

*Com informações da Agência Brasil.

Edição: Sheily Noleto / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo