MPRJ e PRF fazem ação contra fraudes no transporte de combustíveis

Publicado em 10/12/2021 - 11:04 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro e a Polícia Rodoviária Federal deram início nesta sexta-feira a segunda fase da operação Desvio de Rota, contra fraudes fiscais no transporte de combustíveis. O objetivo da ação é cumprir 19 mandados de prisão e 38 de busca e apreensão. O grupo é suspeito de usar notas fiscais frias, simular caminhões vazios e pagar propina a agentes públicos.

Segundo as investigações, os integrantes do esquema transportavam etanol em rotas incompatíveis com a origem e o destino das notas fiscais apreendidas. Ao serem interceptados pelos fiscais da operação Barreira Fiscal, recorriam a suborno e, às vezes, a ameaças e violência.

O MP informou que no curso das investigações, 73 carretas com 3 milhões de litros de etanol foram apreendidas, o que evitou um prejuízo de um bilhão de reais aos cofres públicos, através do não pagamento do ICMS, Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Ainda de acordo com o Ministério Público, a organização se dividia em três núcleos: o dos líderes, responsável por organizar a ação; o núcleo logístico, que envolvia proprietários de empresas de transporte, motoristas e os falsificadores; e os lobistas, que faziam a interlocução com as empresas de revenda de combustível.

Entre os denunciados pelo crime estão pelo menos dois agentes públicos, um policial militar e um ex-agente da Barreira Fiscal, que hoje é assessor legislativo estadual. A Corregedoria da Polícia Militar também faz parte da força-tarefa.

Edição: Priscilla Mazenotti/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo