Nova carteira de motorista poderá ser usada internacionalmente*

Publicado em 30/12/2021 - 13:00 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio nacional - Brasília
Atualizado em 26/07/2022 - 18:56

Uma nova Carteira Nacional de Habilitação será lançada em 2022. O documento começa a ser emitido em junho do ano que vem.

Entre as mudanças, a CNH vai trazer um código igual ao dos passaportes. Com ele será permitido o embarque nos aeroportos direto nos terminais de auto atendimento.

A nova carteira segue o padrão internacional e mostra uma tabela com as categorias de habilitação em que o motorista está apto, uma facilidade para quem viajar para fora do país. É o que explica o secretário Nacional de trânsito, Frederico Carneiro. O secretário afirma que a nova CNH é mais segura e moderna.

O documento terá as cores verde e amarela. Vai conter também a a letra “P” para o motorista que ainda possui a permissão para dirigir, e “D” para quem já tem a carteira definitiva.

No novo modelo ficará registrado se o condutor utiliza a CNH para trabalhar, e terá um campo para apresentar possíveis restrições médicas.

Frederico Carneiro destaca ainda que a carteira atual continua valendo até o prazo de validade.

A validade da habilitação continua sendo de 10 anos para os condutores com menos de 50 anos de idade.

Lembrando que o código de trânsito brasileiro permite a apresentação da CNH às autoridades nas formas física ou digital.

*Matéria atualizada em 26/07/22 para correção de informação.

Edição: Bianca Paiva / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo