Operação da PF investiga responsáveis pelo apagão no Amapá

Publicado em 16/12/2021 - 15:04 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Empresas e residências nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram alvo da operação Blackout da Policia Federal deflagrada hoje pela manhã. Na operação, que contou com apoio do Ministério Público Federal, foi realizado o cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão.

A operação Blackout, que em português significa "apagão", quer identificar a responsabilidade pelo apagão que atingiu 13 dos 16 municípios do Amapá entre os dias 3 e 24 de novembro do ano passado.

De acordo com a Polícia Federal, os policiais buscam elementos que indiquem que os responsáveis sabiam dos problemas no sistema elétrico no Amapá. A suspeita é que houve omissão quanto à adoção das medidas preventivas necessárias por parte dos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no estado.

Ainda segundo a Polícia Federal, existem relatórios que apontam que vistorias internas, realizadas na malha energética amapaense, já indicavam, pelo menos um ano antes, o risco de ocorrer um apagão na região, devido a superaquecimento na subestação.

Se comprovada a denúncia, os envolvidos podem responder por Incêndio culposo e atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública, a pena somada pode chegar a sete anos de reclusão.

Em julho deste ano, a Polícia Federal concluiu inquérito instaurado para apurar o caso. Três diretores da empresa responsável foram indiciados por atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviços como de água e luz. A pena de reclusão prevista é de um a cinco anos e pagamento de multa.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Cantareira (SP) vai a 40% do nível de água e entra em estado de alerta

Sabesp informou que ainda não há risco de desabastecimento. Sistema é composto por seis mananciais que, juntos, estão operando com 54% da capacidade.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas: 40 mil pessoas estão desalojadas ou desabrigadas em Alagoas

As fortes chuvas que caíram em Alagoas a partir da madrugada deste sábado (02) deixaram 40 mil pessoas entre desalojadas e desabrigadas.

Baixar arquivo
Economia

Mercado de aviação cresce no Brasil, mas segue abaixo da pré-pandemia

Ao todo, 6 milhões e 400 mil passageiros voaram no mercado doméstico brasileiro em maio deste ano. O número representa 10% menos que o mês de maio de 2019, ou seja, antes da pandemia. 

Baixar arquivo
Internacional

Portugal vai criar novo visto de trabalho a brasileiros no país

Em visita ao Rio de Janeiro, neste sábado (02), o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, citou a proposta que cria um novo visto de trabalho para brasileiros.

Baixar arquivo
Geral

Cristo Redentor ganha iluminação especial na cor laranja

O tom escolhido para irradiar o icônico ponto turístico faz uma alusão ao Dia Municipal de Redução do Risco de Desastres.

Baixar arquivo
Economia

Doação de pessoa para campanha via PIX só pode ser feita pelo CPF

A decisão por unanimidade foi do plenário do Tribunal Superior Eleitoral na sessão desta sexta-feira.

Baixar arquivo