Operação da PF investiga responsáveis pelo apagão no Amapá

Publicado em 16/12/2021 - 15:04 Por Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Empresas e residências nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo foram alvo da operação Blackout da Policia Federal deflagrada hoje pela manhã. Na operação, que contou com apoio do Ministério Público Federal, foi realizado o cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão.

A operação Blackout, que em português significa "apagão", quer identificar a responsabilidade pelo apagão que atingiu 13 dos 16 municípios do Amapá entre os dias 3 e 24 de novembro do ano passado.

De acordo com a Polícia Federal, os policiais buscam elementos que indiquem que os responsáveis sabiam dos problemas no sistema elétrico no Amapá. A suspeita é que houve omissão quanto à adoção das medidas preventivas necessárias por parte dos responsáveis pelo fornecimento de energia elétrica no estado.

Ainda segundo a Polícia Federal, existem relatórios que apontam que vistorias internas, realizadas na malha energética amapaense, já indicavam, pelo menos um ano antes, o risco de ocorrer um apagão na região, devido a superaquecimento na subestação.

Se comprovada a denúncia, os envolvidos podem responder por Incêndio culposo e atentado contra a segurança de serviços de utilidade pública, a pena somada pode chegar a sete anos de reclusão.

Em julho deste ano, a Polícia Federal concluiu inquérito instaurado para apurar o caso. Três diretores da empresa responsável foram indiciados por atentar contra a segurança ou o funcionamento de serviços como de água e luz. A pena de reclusão prevista é de um a cinco anos e pagamento de multa.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Geral

Câmara aprova programa para setor de eventos com teto de R$ 15 bilhões

O Programa vai valer para setores como hotéis, shows, restaurantes e eventos esportivos. E ficam de fora, por exemplo, pensões, fretamento rodoviário de passageiros e excursões e transporte marítimo de passageiros aquaviários para passeios turísticos. 

Baixar arquivo
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo