Surto de lesões na pele continua sem causa determinada em Recife

Publicado em 02/12/2021 - 10:24 Por Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM - Recife

O surto de lesões na pele que provocam muita coceira e se manifestam em forma de manchas vermelhas nos braços, tronco e pernas continua sem causa determinada em Pernambuco.

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste 1º de dezembro, registrou mais de 330 notificações vindas de pelo menos 14 municípios. A investigação caminha de forma incerta, com hipóteses que vão de reação a picada de inseto, alergia a algum produto de limpeza até um surto de escabiose, mais conhecida como sarna,  ou o uso indiscriminado de ivermectina -  um dos medicamentos usados sem eficácia no combate à covid. Essa suspeita foi levantada alguns dias por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

Médicos que acompanham os casos no Recife afirmam que ainda não encontraram fatores que levem a correlação entre o uso da ivermectina e os sintomas listados. O secretário Estadual de Saúde, André Longo, confirmou que a investigação clínica epidemiológica laboratorial continua em todo o estado.

Dos 331 casos notificados, mais de 200 encontram no Recife. Equipes de saúde da capital já iniciaram inclusive um porta-a-porta nas comunidades mais atingidas pelo surto, para aplicar um questionário e coletar dados clínicos e ambientais que possam identificar a origem do problema. Foi feita a coleta de sangue em alguns pacientes, enquanto técnicos de saúde ambiental capturaram mosquitos para análise. 

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo