Surto de lesões na pele continua sem causa determinada em Recife

Publicado em 02/12/2021 - 10:24 Por Por Kéthuly Góes - Repórter da Rádio Universitária FM - Recife

O surto de lesões na pele que provocam muita coceira e se manifestam em forma de manchas vermelhas nos braços, tronco e pernas continua sem causa determinada em Pernambuco.

O balanço mais recente divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde, neste 1º de dezembro, registrou mais de 330 notificações vindas de pelo menos 14 municípios. A investigação caminha de forma incerta, com hipóteses que vão de reação a picada de inseto, alergia a algum produto de limpeza até um surto de escabiose, mais conhecida como sarna,  ou o uso indiscriminado de ivermectina -  um dos medicamentos usados sem eficácia no combate à covid. Essa suspeita foi levantada alguns dias por pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

Médicos que acompanham os casos no Recife afirmam que ainda não encontraram fatores que levem a correlação entre o uso da ivermectina e os sintomas listados. O secretário Estadual de Saúde, André Longo, confirmou que a investigação clínica epidemiológica laboratorial continua em todo o estado.

Dos 331 casos notificados, mais de 200 encontram no Recife. Equipes de saúde da capital já iniciaram inclusive um porta-a-porta nas comunidades mais atingidas pelo surto, para aplicar um questionário e coletar dados clínicos e ambientais que possam identificar a origem do problema. Foi feita a coleta de sangue em alguns pacientes, enquanto técnicos de saúde ambiental capturaram mosquitos para análise. 

Últimas notícias
Economia

Governo Central tem menor déficit primário desde 2014

Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) fechou o ano de 2021 com um déficit primário de R$ 35 bilhões, o menor saldo negativo registrado desde 2014.

Baixar arquivo
Justiça

Justiça mantém 500 famílias que vivem no Parque do Mico Leão Dourado

Decisão da Justiça do Rio de Janeiro garante a permanência de 500 famílias que vivem no Parque Nacional do Mico Leão Dourado, em Cabro Frio, na região dos Lagos. A área de preservação ambiental integra a Reserva de Biosfera da Mata Atlântica.

Baixar arquivo
Internacional

Argentina diminui restrições para brasileiros entrarem no país

A partir deste sábado, qualquer brasileiro com esquema de vacinação completo contra a covid-19 poderá entrar na Argentina sem necessidade de teste negativo e quarentena.

Baixar arquivo
Justiça

No Rio, deputado estadual Anderson Alexandre á afastado pela justiça

O deputado estadual Wanderson Gimenes Alexandre, do Solidariedade, conhecido como Anderson Alexandre, foi afastado(nesta sexta-feira pela Justiça por crime de responsabilidade e por integrar organização criminosa, na qual atuava como líder.

Baixar arquivo
Economia

Menos de 40% guardou dinheiro para pagar IPTU e IPVA de 2022 no RJ

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises do Rio de Janeiro mostra que nos dois anos anteriores, este percentual foi de 52,3% e 41,8%.

Baixar arquivo
Economia

Consumidores pretendem parcelar despesas de começo de ano

Uma sondagem feita pelo Instituto Fecomércio-RJ mostra que aumentou o número de consumidores que pretendem parcelar despesas de IPTU, IPVA e material escolar em 2022.

Baixar arquivo