Rio retorna ao estágio de mobilização por causa das chuvas na cidade

Publicado em 13/12/2021 - 11:43 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de um domingo que terminou debaixo de muita chuva no Rio de Janeiro, o tempo permanece instável, com previsão de novas pancadas de chuva, segundo informações do Alerta Rio, sistema da prefeitura. A cidade amanheceu nesta segunda-feira ainda contabilizando os prejuízos e enfrentando os estragos que o temporal deixou, já que algumas ocorrências ainda estão em andamento. 

A forte tempestade que atingiu o Rio provocou alagamentos e queda de mais de 60 árvores em diferentes pontos da cidade. O temporal veio com rajadas de vento de mais de 70 km por hora.

Em Botafogo, na Zona Sul, a queda de uma árvore gigantesca destruiu parte da fachada de um prédio e interditou completamente a rua. A via só foi liberada no início da manhã desta segunda-feira. A cena se repetiu em vários bairros da cidade. 

O Centro de Operações Rio registrou 95 ocorrências por causa das chuvas. A Defesa Civil municipal acionou 26 sirenes em 13 comunidades.

A situação fez com que o município entrasse em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco níveis. Na manhã desta segunda-feira, a capital retornou ao estágio de mobilização, isso por que houve uma redução no número de ocorrências e ausência de registro de chuva nas últimas horas.

Marlene Leal, meteorologista do Inmet, disse que o forte calor associado a alta umidade explicam o temporal que atingiu a cidade nesse domingo, que pode voltar a acontecer ao longo dessa semana.

Ainda segundo o Alerta Rio, entre a terça e a quarta-feira, áreas de instabilidades em conjunto com o calor e a umidade deixarão o céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Pelo twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que não houve nenhum incidente mais grave, mas alertou que fenômenos como esse podem se repetir nos próximos dias. Diante disso, pediu a atenção de todos para que, em caso de chuva forte, a população evite deslocamentos.

Últimas notícias
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo
Geral

Rodovias federais vão ter pontos de descanso para motoristas

O objetivo da medida é oferecer um local para motoristas de ônibus e caminhões possam descansar, aumentar a segurança e, dessa forma, reduzir o número de acidentes.

Baixar arquivo