Rio retorna ao estágio de mobilização por causa das chuvas na cidade

Publicado em 13/12/2021 - 11:43 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Depois de um domingo que terminou debaixo de muita chuva no Rio de Janeiro, o tempo permanece instável, com previsão de novas pancadas de chuva, segundo informações do Alerta Rio, sistema da prefeitura. A cidade amanheceu nesta segunda-feira ainda contabilizando os prejuízos e enfrentando os estragos que o temporal deixou, já que algumas ocorrências ainda estão em andamento. 

A forte tempestade que atingiu o Rio provocou alagamentos e queda de mais de 60 árvores em diferentes pontos da cidade. O temporal veio com rajadas de vento de mais de 70 km por hora.

Em Botafogo, na Zona Sul, a queda de uma árvore gigantesca destruiu parte da fachada de um prédio e interditou completamente a rua. A via só foi liberada no início da manhã desta segunda-feira. A cena se repetiu em vários bairros da cidade. 

O Centro de Operações Rio registrou 95 ocorrências por causa das chuvas. A Defesa Civil municipal acionou 26 sirenes em 13 comunidades.

A situação fez com que o município entrasse em estágio de atenção, o terceiro em uma escala de cinco níveis. Na manhã desta segunda-feira, a capital retornou ao estágio de mobilização, isso por que houve uma redução no número de ocorrências e ausência de registro de chuva nas últimas horas.

Marlene Leal, meteorologista do Inmet, disse que o forte calor associado a alta umidade explicam o temporal que atingiu a cidade nesse domingo, que pode voltar a acontecer ao longo dessa semana.

Ainda segundo o Alerta Rio, entre a terça e a quarta-feira, áreas de instabilidades em conjunto com o calor e a umidade deixarão o céu parcialmente nublado, com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de vento. 

Pelo twitter, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, informou que não houve nenhum incidente mais grave, mas alertou que fenômenos como esse podem se repetir nos próximos dias. Diante disso, pediu a atenção de todos para que, em caso de chuva forte, a população evite deslocamentos.

Últimas notícias
Cultura

Rádio Nacional do RJ pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado

A Rádio Nacional do Rio de Janeiro poderá ser declarada Patrimônio Histórico e Cultural Imaterial do Estado. Um projeto de lei, de autoria dos deputados estaduais Mônica Francisco, do PSOL, e Waldeck Carneiro, do PSB, foi aprovado na Assembleia Legislativa.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

SP usa pela primeira vez a queima controlada para prevenir incêndios

A experiência está acontecendo na Estação Ecológica Jataí na cidade de Luís Antônio, no interior de São Paulo.

Baixar arquivo
Política

Câmara dos Deputados elege novos membros da mesa diretora

O deputado Lincoln Portela, do PL de Minas Gerais, foi eleito nessa quarta-feira para o cargo de vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Baixar arquivo
Saúde

Centro-oeste tem aumento de 165% dos casos de dengue

Os casos de dengue vêm crescendo no país. O centro-oeste lidera com mais de 855 mil casos prováveis da doença transmitida pelo Aedes Aegypti, segundo o Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Saúde

Pesquisa alerta para publicidade ilegal de fórmulas infantis

Seis em cada dez farmácias e supermercados brasileiros infringem a legislação que regula o marketing de produtos que podem prejudicar a amamentação, diz pesquisa do Observa Infância.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: Maio Roxo e as doenças intestinais

A campanha Maio Roxo conscientiza a população sobre as doenças inflamatórias intestinais . O médico Idblan Carvalho detalha os sintomas, o caminho até o diagnóstico e o tratamento das doenças de Crohn e da retocolite.

Baixar arquivo