Saiba que cuidados tomar para evitar acidentes com decorações de Natal

Publicado em 12/12/2021 - 10:35 Por Pâmela Gomes - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

Em dezembro, mês que muitas pessoas enfeitam a casa com luzes natalinas, a Equatorial Energia faz um alerta para os riscos de acidentes causados pelas decorações. 

Os enfeites e as luzes exigem alguns cuidados, para evitar acidentes e prejuízos causados por adereços piratas e instalações inapropriados. O executivo da concessionária de energia do Pará, Alexandre Freitas, fala dos cuidados a serem tomados. 

"(...) deve ficar de olho nas embalagens desses pisca-piscas, que devem conter informações técnicas, como instrução de uso, potência e tensão de alimentação. As lâmpadas de LED são consideradas mais seguras e econômicas". 

O consumidor, ao adquirir produtos natalinos, deve ficar atento em relação à quantidade dos produtos e o estado de conservação. É recomendado também observar se os fios elétricos estão rompidos antes de usá-los. Verifique se o produto possui selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e se a embalagem contém informações técnicas, como instruções de uso, potência e tensão de alimentação. Alexandre Freitas, executivo da Equatorial Pará, dá mais dicas de uso. 

"As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e ornamentações, como cortinas e tapetes, ou mesmo móveis de MDF. Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da nossa rede elétrica. Em ambientes externos, deve se atentar para cercas, grades ou qualquer outro metálico. Na hora da reutilização desses enfeites, é importante conferir a integridade do condutor de energia: emendas e conexões mal feitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter o seu isolamento - aquela capinha protetora - rompido ou conexões e emendas com folgas também. Não deixe ainda os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais".

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Cultura

Atividades culturais marcam a Semana Nacional de Museus em todo país

Participam da programação da 20ª Semana Nacional de Museus 877 museus de todo o país, com 2.587 eventos cadastrados. As atividades incluem shows, teatros, seminários, exposições, cinema, visitas mediadas, debates, lançamentos de livro, oficinas e festivais.

Baixar arquivo
Economia

CNI aponta que estoques de produtos aumentaram acima do planejado

A pesquisa da Confederação Nacional da Indústria – CNI, divulgada nesta segunda-feira, revela que esse aumento significa que os empresários ficaram com estoque de sobra no mês de abril.

Baixar arquivo
Segurança

RJ: Convertida em preventiva a prisão de acusados pela morte de perito

Os militares da Marinha Manoel Vitor Soares, Daris Fidelis Motta, Bruno Santos de Lima, e o pai, dono de um ferro-velho Lourival Ferreira de Lima, armaram uma emboscada para Renato, após discussões sobre roubo de peças e materiais de obra.

Baixar arquivo
Justiça

Município de Angélica, em Mato Grosso do Sul, elege novo prefeito

om 42,01% dos votos, a chapa formada por Edison Cassuci Ferreira (PDT) e Paulo Cezar Contiero Conconi (PTB) foi a mais votada e governará o município até 2024.

Baixar arquivo
Geral

No Distrito Federal a venda da bebida Del Valle Fresh é proibida

A decisão, que vale somente para a capital federal, foi tomada pelo órgão após aceitar uma denúncia do Idec sobre a suposta divulgação de propaganda enganosa. 

Baixar arquivo
Geral

SP: Ministério Público investiga ação da prefeitura na Cracolândia

O Ministério Público de São Paulo abriu um inquérito civil para apurar se houve irregularidades nas intervenções da prefeitura de São Paulo na região da Cracolândia.

Baixar arquivo