Saiba que cuidados tomar para evitar acidentes com decorações de Natal

Publicado em 12/12/2021 - 10:35 Por Pâmela Gomes - Repórter da Rádio Cultura FM, para a Rádio Nacional - Belém

Em dezembro, mês que muitas pessoas enfeitam a casa com luzes natalinas, a Equatorial Energia faz um alerta para os riscos de acidentes causados pelas decorações. 

Os enfeites e as luzes exigem alguns cuidados, para evitar acidentes e prejuízos causados por adereços piratas e instalações inapropriados. O executivo da concessionária de energia do Pará, Alexandre Freitas, fala dos cuidados a serem tomados. 

"(...) deve ficar de olho nas embalagens desses pisca-piscas, que devem conter informações técnicas, como instrução de uso, potência e tensão de alimentação. As lâmpadas de LED são consideradas mais seguras e econômicas". 

O consumidor, ao adquirir produtos natalinos, deve ficar atento em relação à quantidade dos produtos e o estado de conservação. É recomendado também observar se os fios elétricos estão rompidos antes de usá-los. Verifique se o produto possui selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e se a embalagem contém informações técnicas, como instruções de uso, potência e tensão de alimentação. Alexandre Freitas, executivo da Equatorial Pará, dá mais dicas de uso. 

"As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e ornamentações, como cortinas e tapetes, ou mesmo móveis de MDF. Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da nossa rede elétrica. Em ambientes externos, deve se atentar para cercas, grades ou qualquer outro metálico. Na hora da reutilização desses enfeites, é importante conferir a integridade do condutor de energia: emendas e conexões mal feitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter o seu isolamento - aquela capinha protetora - rompido ou conexões e emendas com folgas também. Não deixe ainda os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais".

Edição: Rádio Nacional / Nathália Mendes

Últimas notícias
Direitos Humanos

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo