STF nega recurso da defesa e mantém Roberto Jefferson preso

Publicado em 17/12/2021 - 10:02 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, decidiu manter preso o ex-deputado federal Roberto Jefferson, do PTB do Rio de Janeiro, ao negar recurso da defesa do ex-político pedindo a substituição da prisão por medidas cautelares alternativas.

Na decisão, Moraes afirma que, mesmo preso, Roberto Jefferson continuou fazendo ofensas aos ministros do STF, divulgando mensagens e vídeos com ataques, inclusive a outras autoridades e instituições do Estado Democrático de Direito.

O ministro destaca que a manutenção da prisão de Jefferson "é necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”.

Ele lembra que o próprio ex-parlamentar disse, em carta divulgada no dia 29 de agosto, que não cumpriria prisão domiciliar com tornozeleira.

Também enfatiza que, mesmo após ter recebido o benefício do tratamento médico fora da unidade prisional, o que foi motivado pela suposta fragilidade de seu estado de saúde, Roberto Jefferson aproveitou a ocasião para divulgar vídeo contendo ofensas aos ministros do STF.

Jefferson está preso desde o dia 13 de agosto, no presídio Bangu 8, no Complexo de Gericinó, na zona oeste do Rio, por determinação de Moraes. Ele é acusado de participar de uma organização criminosa que atuaria para desestabilizar a democracia e divulgar mentiras sobre ministros do Supremo.

Edição: Leila Santos/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

Corpo de Dom Phillips é velado em Niterói, no Rio de Janeiro

Durante o velório, um pronunciamento foi lido pela irmã do jornalista. Sian Phillips destacou os motivos que levaram Dom a ser assassinado e selou um compromisso de continuar o trabalho dele.

Baixar arquivo
Saúde

Navio hospitalar atenderá comunidades ribeirinhas do Pantanal

Até o dia 3 de julho, o Navio de Assistência Hospitalar Tenente Maximiano vai percorrer os 520 quilômetros no trecho sul do Rio Paraguai para atendimentos médicos e odontológicos.

Baixar arquivo
Educação

Covid: Fiocruz reafirma importância de manter aulas presenciais

A Fundação Oswaldo Cruz enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar e recomenda que seja dada prioridade à vacinação com doses de reforço aos trabalhadores da educação.

Baixar arquivo
Cultura

Cem anos do rádio no Brasil: a Rádio Nacional

Não é possível contar a história do rádio no Brasil, sem mencionar a Rádio Nacional. Entre os anos 1940 e 1950, a emissora foi responsável por inesquecíveis programas, formatos e profissionais de nosso rádio.

Baixar arquivo
Geral

Acidente com avião de pequeno porte deixa três mortos em SP

Um avião de pequeno porte caiu em Salto do Pirapora no interior de São Paulo. Depois da queda, a aeronave pegou fogo. Três pessoas morreram no acidente. O piloto, a esposa e uma funcionária do casal. O corpo de bombeiros foi acionado pouco antes do meio-dia e trabalhou no resgate. 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Multas ambientais são convertidas em insumos para proteção de animais

São equipamentos como mesa de atendimento veterinário, ultrassonografia, terapia a laser e a construção de recintos de voo, utilizados para tratamento e reabilitação dos animais.

Baixar arquivo