Uberaba recebe projeto-piloto de conectividade 5G para o agronegócio

Publicado em 02/12/2021 - 16:08 Por Dayana Vitor - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O quarto projeto-piloto de conectividade 5G para o setor do agronegócio ocorreu nesta quinta-feira (2). Desta vez, a atividade foi em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Os três primeiros projetos foram conhecidos em Rondonópolis, no Mato Grosso, em Sorocaba, no estado de São Paulo e, em Londrina, no Paraná. O projeto é uma iniciativa do governo federal, com empresas de tecnologia.

A atividade contou com a presença do ministro das Comunicações, Fábio Faria, e outras autoridades. Eles conheceram experiências tecnológicas, como o Sistema para Apoio no Diagnóstico de Pastagens Degradadas, desenvolvido pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Também projetos da Internet das Coisas para monitoramento de ambientes, da saúde de animais e de máquinas no agronegócio.

Em Rondonópolis, evento semelhante ocorreu em maio deste ano. Na ocasião, uma antena instalada em uma fazenda do Instituto Mato-grossense do Algodão permitiu que o sinal 5G chegasse ao local. Em junho, foi a vez de Sorocaba, em São Paulo, começar o projeto piloto de conectividade com a nova tecnologia. A antena de transmissão foi instalada no Centro Universitário da Facens.

Em Londrina, a instalação ocorreu em agosto deste ano. Uma das demonstrações do uso da tecnologia 5G no campo foi no chamado Gado Digital, onde é possível rastrear o animal por meio de um brinco colocado na orelha de cada exemplar.

Até julho de 2022, todas as 27 capitais brasileiras e o Distrito Federal deverão contar com a  nova conexão. Já em 2028, a meta é que a cobertura atinja todas as cidades do país. Essas foram as metas estipuladas aos vencedores do leilão das quatro frequências da tecnologia, finalizado no dia 5 de novembro deste ano.  

Assim que o 5G estiver em funcionamento, a velocidade da internet será de dez a 100 vezes mais rápida na transmissão de dados do que as redes 4G, o que permitirá aumentar o número de dispositivos conectados ao mesmo tempo. Haverá mais facilidade para realizar downloads de arquivos, filmes, menos interferências em telechamadas e maior precisão em telecirurgias. 

E como será possível? Bem, as redes 5G vão funcionar por meio de ondas de rádio, como acontecia com as redes móveis anteriores. 

Mas, para que essas e outras melhorias se tornem realidade para os brasileiros, as empresas de telefonia que arremataram as frequências por quase R$ 47 bilhões, terão que instalar toda uma infraestrutura para o acesso ao sinal 5G, como novas antenas.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo