Anac concede primeira autorização para entregas por drones

Publicado em 23/01/2022 - 14:02 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Num futuro cada vez mais próximo, quem gosta de pedir delivery vai poder receber a comida por meio de um drone. Isso porque a Anac, Agência Nacional de Aviação Civil, concedeu a primeira autorização para entregas comerciais com o equipamento.

A aeronave DLV-1 NEO é a primeira autorizada a operar comercialmente além da linha de visão do piloto. A empresa Speedbird Aero vai poder oferecer o serviço com cargas de até 2,5 Kg num raio de 3 km, inclusive dentro das cidades.

A operação deverá manter parâmetros de segurança para evitar acidentes, como não sobrevoar pessoas, observar alturas máximas e mínimas de voo e as condições meteorológicas.

De acordo com a Anac, a experiência e novas tecnologias devem permitir no futuro operações mais avançadas, com menos restrições e mais segurança.

O processo de autorização durou oito meses. A Anac acompanhou três testes na cidade de São José dos Campos, em São Paulo, para a avaliação das características técnicas da aeronave, e um em Aracaju, em Sergipe, para avaliação operacional.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo