Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo

Publicado em 21/01/2022 - 08:59 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

O Brasil é o país com maior incidência de raios em todo o planeta. Por ano, são mais de 70 milhões de descargas elétricas registradas aqui.

Para se ter uma ideia, um raio possui cerca de mil vezes mais intensidade que um chuveiro elétrico. Pode chegar a mais de 30 mil Ampères, com potência capaz de percorrer 5 km de distância.

Para o coordenador do Inpe, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, Osmar Pinto Junior, a localização do Brasil favorece a quantidade de descargas elétricas que recebe.

Em viagem para pescar com amigos, em Rondônia, o corretor de imóveis Fabricio Teixeira foi atingido por um raio e conta como foi.

Leandro Reis também foi atingido por uma descarga elétrica em uma área rural, durante uma tempestade. Por sorte, ele sofreu apenas pequenas lesões.

Em uma projeção feita pelo Inpe, entre os anos de 2081 e 2100, o Brasil deverá aumentar de 70 para 100 milhões a ocorrência de raios ao ano e se manter na liderança mundial de descargas elétricas, com a região norte no topo da lista do país.

*Com supervisão de Bianca Paiva


 

Edição: Bianca Paiva/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo