Covid-19: Ministério da Saúde pede à Anvisa liberação de autoteste

Publicado em 14/01/2022 - 08:13 Por Victor Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério da Saúde encaminhou à Anvisa uma nota técnica com os motivos que justificaram a aprovação do uso do autoteste para covid-19 no Brasil. De acordo com o documento, a ideia é complementar ao Plano Nacional de Expansão da Testagem, lançado em setembro do ano passado. O autoteste seria uma forma de fazer a triagem dos possíveis pacientes, antes que eles chegassem às unidades de saúde.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, detalhou como vai funcionar o autoteste, se for aprovado.

O Ministério fez uma lista de motivos para defender o uso do autoteste. Entre eles, a oportunidade de testagem para sintomáticos, assintomáticos e possíveis contatos, inclusive antes de reuniões em locais fechados.

Para que a estratégia seja eficiente, a nota técnica definiu critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde que devem ser observados para o uso dos testes rápidos. A sensibilidade deve ser de 80% ou mais. Ou seja, pelo menos 8 em cada 10 pessoas infectadas precisam ter resultado positivo, para evitar falsos negativos.

A Anvisa informou que, até o fechamento desta matéria, ainda não tinha recebido a nota técnica do Ministério da Saúde.

 

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo