Em Mato Grosso reeducandos produzem casas para pets

Publicado em 28/01/2022 - 12:56 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, estão produzindo casas para pets que são doadas a instituições de acolhimento e resgate de animais de rua e também para famílias de baixa renda da cidade. 

O diretor do Centro de Detenção, Joselito Silva Alves, destaca que o projeto de marcenaria é uma oportunidade para os apenados aprenderem uma nova profissão: "No caso ele (o projeto) funciona como uma escola profissionalizante, quando ele retorna a sociedade já tem uma profissão no mercado de trabalho. Ressocializar, criar na mente do educando essa questão social de ajudar o próximo e também dar a ele uma oportunidade de uma nova profissão para quando ele sair já ter mais uma oportunidade no mercado de trabalho."

Os reeducandos trabalham todos os dias da semana e a cada três dias trabalhados, é descontado um dia de suas penas.

Todos os insumos usados na produção das casas são doados por empresas privadas. Mais de 60 unidades já foram entregues aos parceiros do projeto. Uma dessas parcerias é com a ONG SOS Animais de Rua. Rosimare Dumke, porta-voz e voluntária da organização não governamental, explica como é feita a distribuição das casinhas: "Hoje eles fabricam dez casinhas por semana, às vezes devido a falta de material pode demorar um pouquinho mais, mas está atendendo bem nossa demanda com os animais de rua e também, com animais de pessoas carentes, que muitas vezes não tem aquela casinha para abrigar o animal em casa devido a condição financeira então a gente acaba visitando e vendo a real situação das pessoas e doando a casinha solidária para esses pets carentes."

A Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Para adotar um animal é preciso ser maior de idade e procurar uma ONG de adoção ou o Centro de controle de zoonoses mais próximo apresentando documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Fiocruz celebra 122 anos com histórias de sucesso e projetos de futuro

Em 122 anos a fundação cresceu e está presente em todas as cinco regiões do Brasil, com núcleos em dez estados, além do Distrito Federal e ainda tem parcerias com instituições científicas de 50 países.

Baixar arquivo
Saúde

Amazonas: Oftalmologia Humanitária realizará cirurgias e doará óculos

Os moradores dos municípios de Barcelos, Santa Isabel e Novo Airão, no Amazonas vão receber atendimentos oftalmológicos de graça a partir deste domingo até o dia 7 de junho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU pede investigação "célere e completa" sobre morte em ação da PRF

Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, morreu depois de ser colocado por agentes da PRF dentro de uma viatura de onde saía muita fumaça. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar a causa da morte como asfixia..

Baixar arquivo
Geral

Ao menos 33 pessoas morrem por causa das chuvas em Pernambuco

Uma única ocorrência neste sábado causou 19 óbitos: um deslizamento de barreira em uma comunidade na zona sul do Recife.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Dia da Dignidade Menstrual alerta para falta de acesso a itens básicos

Este sábado (28) é o Dia Internacional da Dignidade Menstrual, data que chama a atenção para a urgência de se garantir o acesso a itens de higiene, infraestrutura adequada e informação.

Baixar arquivo
Economia

Por liminar, justiça suspende demissões na Caoa Chery em Jacarei - SP

Segundo decisão da justiça do trabalho as dispensas coletivas precisam de prévia negociação considerando o impacto social que causam. A empresa tem prazo de cinco dias para o cumprimento da medida sob pena de multa de R$ 50 mil por dia. 

Baixar arquivo