Em Mato Grosso reeducandos produzem casas para pets

Publicado em 28/01/2022 - 12:56 Por Igor Cardim* - estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Reeducandos do Centro de Detenção Provisória de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, estão produzindo casas para pets que são doadas a instituições de acolhimento e resgate de animais de rua e também para famílias de baixa renda da cidade. 

O diretor do Centro de Detenção, Joselito Silva Alves, destaca que o projeto de marcenaria é uma oportunidade para os apenados aprenderem uma nova profissão: "No caso ele (o projeto) funciona como uma escola profissionalizante, quando ele retorna a sociedade já tem uma profissão no mercado de trabalho. Ressocializar, criar na mente do educando essa questão social de ajudar o próximo e também dar a ele uma oportunidade de uma nova profissão para quando ele sair já ter mais uma oportunidade no mercado de trabalho."

Os reeducandos trabalham todos os dias da semana e a cada três dias trabalhados, é descontado um dia de suas penas.

Todos os insumos usados na produção das casas são doados por empresas privadas. Mais de 60 unidades já foram entregues aos parceiros do projeto. Uma dessas parcerias é com a ONG SOS Animais de Rua. Rosimare Dumke, porta-voz e voluntária da organização não governamental, explica como é feita a distribuição das casinhas: "Hoje eles fabricam dez casinhas por semana, às vezes devido a falta de material pode demorar um pouquinho mais, mas está atendendo bem nossa demanda com os animais de rua e também, com animais de pessoas carentes, que muitas vezes não tem aquela casinha para abrigar o animal em casa devido a condição financeira então a gente acaba visitando e vendo a real situação das pessoas e doando a casinha solidária para esses pets carentes."

A Organização Mundial da Saúde estima que no Brasil existem mais de 30 milhões de animais abandonados, entre 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães.

Para adotar um animal é preciso ser maior de idade e procurar uma ONG de adoção ou o Centro de controle de zoonoses mais próximo apresentando documentos como RG, CPF e comprovante de residência.

*Com supervisão de Sheily Noleto

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo
Economia

Como declarar pensão alimentícia paga e recebida no Imposto de Renda?

O valor pago com pensões alimentícias pode ser deduzido do Imposto de Renda.

Baixar arquivo