Inmet indica que chuvas devem continuar até quinta-feira

Publicado em 11/01/2022 - 14:50 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As fortes chuvas dos últimos dias têm castigado algumas regiões do país. Em Belém, no Pará, choveu mais de 128 milímetros em 72 horas, o que acendeu o alerta da defesa Civil da cidade para alagamentos e desabamentos na região.

Já no Tocantins, devido ao aumento da vazão da usina hidrelétrica de Lajeado, o governo do estado emitiu alerta laranja nessa segunda-feira para que populações ribeirinhas de seis cidades que estiverem próximas a áreas de risco saiam dos locais.

Na Bahia, desde dezembro do ano passado, já são mais de 177 cidades afetadas pelas fortes chuvas. 26 pessoas morreram e mais de 60 mil estão desalojadas e outras 26 mil desabrigados.

O superintendente de proteção da Defesa Civil da Bahia, o bombeiro militar Miguel Filho, falou que algumas famílias querem retornar aos seus lares, mas ele fez um alerta para que elas se atentem às condições.

Em Minas Gerais, por sua vez, 145 municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas. De acordo com informações do governo do estado, nove pessoas morreram, mais de 13 mil ficaram desalojadas e cerca de 3,4 mil ficaram desabrigados.

Essas chuvas que atingem desde o norte do país no Pará e Maranhão até a região do Sul de Minas e o Norte do Rio de Janeiro fazem parte de um mesmo fenômeno climático chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nuvens que fica estacionada nessas regiões do país.

O meteorologista do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Olivio Bahia, explica que o fenômeno cruza o país em direção ao oceano Atlântico.

Ainda de acordo com o Inmet, as fortes chuvas nas regiões da Zona de Convergência devem continuar até quinta-feira, quando o fenômeno deverá se dissipar e o sol deve aparecer novamente.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

Doação de leite humano só atende metade da demanda no Brasil

Dia Mundial de Doação de Leite Humano, celebrado nesta quinta-feira (19), é uma iniciativa para a proteção e promoção do aleitamento materno. 

Baixar arquivo
Política

Presidente da República almoça com embaixadores de 18 países no Rio

Como exemplo de situações de instabilidade mundial, que demonstram a segurança oferecida pelo Brasil, Jair Bolsonaro citou os riscos de desabastecimento que vários países vêm passando.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro: crimes contra a vida têm queda de 17%

Os dados são relativos aos primeiros quatro meses de 2022 na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram 1.025 vítimas, o menor número desde 1991.

Baixar arquivo
Saúde

Covid-19: número de testes positivos em farmácias cresce 54% em maio

Dos 210 mil testes realizados na primeira quinzena do mês, quase 50 mil comprovaram a infecção pelo coronavírus. Já em abril, foram 262 mil no total e cerca de 32 mil confirmaram a presença do Sars-Cov-2.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

ONU diz que subiu 500% o total de pessoas com fome no mundo desde 2016

Os níveis de fome ao redor do mundo atingiram uma nova alta, segundo o secretário-geral das Nações Unidas. António Guterres fez declarações na quarta-feira, durante uma reunião ministerial sobre segurança alimentar, em Nova Iorque. 

Baixar arquivo
Política

Lei que torna permanente o Auxílio Brasil é publicada pelo governo

A medida que estabelece um piso do benefício de R$400 de forma permanente foi sancionada, nessa quarta-feira, pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira.

Baixar arquivo