Inmet indica que chuvas devem continuar até quinta-feira

Publicado em 11/01/2022 - 14:50 Por Nelson Lin* - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

As fortes chuvas dos últimos dias têm castigado algumas regiões do país. Em Belém, no Pará, choveu mais de 128 milímetros em 72 horas, o que acendeu o alerta da defesa Civil da cidade para alagamentos e desabamentos na região.

Já no Tocantins, devido ao aumento da vazão da usina hidrelétrica de Lajeado, o governo do estado emitiu alerta laranja nessa segunda-feira para que populações ribeirinhas de seis cidades que estiverem próximas a áreas de risco saiam dos locais.

Na Bahia, desde dezembro do ano passado, já são mais de 177 cidades afetadas pelas fortes chuvas. 26 pessoas morreram e mais de 60 mil estão desalojadas e outras 26 mil desabrigados.

O superintendente de proteção da Defesa Civil da Bahia, o bombeiro militar Miguel Filho, falou que algumas famílias querem retornar aos seus lares, mas ele fez um alerta para que elas se atentem às condições.

Em Minas Gerais, por sua vez, 145 municípios decretaram situação de emergência por causa das chuvas. De acordo com informações do governo do estado, nove pessoas morreram, mais de 13 mil ficaram desalojadas e cerca de 3,4 mil ficaram desabrigados.

Essas chuvas que atingem desde o norte do país no Pará e Maranhão até a região do Sul de Minas e o Norte do Rio de Janeiro fazem parte de um mesmo fenômeno climático chamado de Zona de Convergência do Atlântico Sul, que é uma faixa de nuvens que fica estacionada nessas regiões do país.

O meteorologista do Inmet, o Instituto Nacional de Meteorologia, Olivio Bahia, explica que o fenômeno cruza o país em direção ao oceano Atlântico.

Ainda de acordo com o Inmet, as fortes chuvas nas regiões da Zona de Convergência devem continuar até quinta-feira, quando o fenômeno deverá se dissipar e o sol deve aparecer novamente.

*Com produção de Dayana Victor

Edição: Sâmia Mendes - GT Passos

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo