MP e prefeitura continua demolição de construções irregulares no RJ

Publicado em 27/01/2022 - 16:19 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Mais 10 imóveis construídos irregularmente em áreas invadidas foram demolidos, nesta quinta-feira, no segundo dia da força-tarefa do Ministério Público do estado, de enfrentamento à ocupação irregular do solo urbano no Rio de Janeiro. A ação também teve a participação de órgãos da prefeitura e da Polícia Militar do estado.

As casas foram erguidas em terrenos desapropriados pela prefeitura do Rio quando da construção da Transolímpica, a via expressa na região oeste da capital fluminense.

Segundo o MP, a área invadida, acima do túnel da Transolímpica, corresponde a uma zona de amortecimento, a 350 metros do Parque Estadual da Pedra Branca.

Em nota, o Ministério Público diz que o loteamento ilegal é controlado por organização criminosa que atua na região, contando com residências prontas e sete ainda em construção, todas ilegais.

Ainda segundo o Ministério, a organização responsável pelo loteamento clandestino foi denunciada em 2019 pelo Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado por parcelamento irregular do solo urbano, delitos contra o meio ambiente, furto de energia elétrica, extorsão a moradores mediante cobrança de taxas, falsificação de documento particular, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Alguns integrantes da organização foram presos em março de 2020, na Operação Condomínio Fechado.

Nessa quarta-feira, o MP participou da demolição de dez prédios comerciais na comunidade do Terreirão, construídos sem qualquer liberação ou autorização do município.

Edição: Leila Santos / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo
Cultura

RJ: exposição marca a Década Internacional das Línguas Indígenas

Uma imersão na língua dos povos indígenas, com sua história, memória e realidade atual. Essa é a temática da exposição “Nhe’ẽ Porã: memória e transformação”, no Museu de Arte do Rio. 

Baixar arquivo