MP-RJ lança projetos para evitar desastres após fortes chuvas no verão

Publicado em 12/01/2022 - 18:03 Por Tatiana Alves - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Ministério Público do Rio de Janeiro apresentou nesta quarta-feira (12) uma versão do Projeto Morte Zero voltada para a Região Serrana do Estado.  A iniciativa desenvolve trabalho de mobilização da sociedade para adoção de procedimentos de segurança a serem seguidos em épocas de chuvas fortes.

A data marca os 11 anos de uma das maiores tragédias ocorridas no país. Em janeiro de 2011 chuvas torrenciais atingiram os municípios da Serra Fluminense, provocando deslizamentos de terra e inundações que deixaram centenas de mortes e desaparecidos. O número até hoje não foi definido.

Com mediação do MP, representantes da comunidade acadêmica e da sociedade civil discutiram a criação da Rede de Resiliência da Região Serrana, justamente no momento em que temporais deixam em alerta toda a área.

O último boletim de risco hidrológico divulgado pelo Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais mostra que, apesar de o volume de chuva ter diminuído nos últimos dias, cidades como Petrópolis, continuam com risco muito alto de deslizamentos de terras, em função do encharcamento do solo.

De acordo com a coordenadora do Projeto Morte Zero, a procuradora de Justiça Denise Tarin, a vigilância em relação a desastres naturais nessa região precisa ser constante.

O projeto Morte Zero foi criado pelo MPRJ, em 2014, para mobilizar a sociedade e os órgãos públicos. Desde a sua criação, ele acompanha a situação dos municípios considerados mais vulneráveis a inundações e deslizamentos no estado, divulgando, junto aos gestores públicos e integrantes da sociedade civil, ações que podem ser adotadas para evitar novas tragédias.

Nos próximos dias, o MP irá divulgar em suas redes sociais, uma campanha voltada ao público em geral, com a divulgação de vídeos explicativos sobre o projeto Morte Zero, e de ações de prevenção a desastres naturais.

Edição: Roberto Piza / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Geral

Polícia investiga morte de adolescente agredido em escola de São Paulo

Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que o caso está sendo investigado como morte suspeita, e que o corpo da vítima passará por necropsia. 

Baixar arquivo
Geral

Entenda sobre a PEC das drogas que tramita no Congresso Nacional

O Senado Federal já aprovou o texto da Proposta de Emenda Constitucional que criminaliza o porte e a posse de drogas. Agora a Câmara dos Deputados vai analisar.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia completa 35 anos

Organização está presente nos nove estados da Amazônia Legal, junto a 800 mil indígenas e 180 povos. E atua na articulação dos direitos indígenas, inclusive os povos de recente contato, além de buscar o fortalecimento das políticas púbicas para os territórios.  

Baixar arquivo
Geral

Nove corpos retirados de embarcação à deriva no Pará serão sepultados

Os corpos serão sepultados temporariamente em Belém até que as identidades sejam estabelecidas e as família formalmente comunicadas.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Caravana Brasil Sem Fome fica no Pará até este sábado (20)

Coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, a caravana tem como meta tirar o Brasil do Mapa da Fome. Quase R$ 700 milhões serão investidos em áreas como segurança alimentar, saúde e agricultura familiar.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas encaram desafio da cultura e da língua portuguesa

Oferecer ensino regular para crianças indígenas se tornou uma das principais políticas públicas de reparação aos povos originários.

Baixar arquivo