Ômicron: governadores tomam medidas para evitar avanço da pandemia

Publicado em 20/01/2022 - 09:39 Por Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A alta no registro de novos casos de covid-19 no país nos últimos dias e a rápida propagação da variante Ômicron têm feito governos estaduais restringirem novas atividades econômicas e endurecerem medidas para evitar o avanço da pandemia. 

O governo do Distrito Federal, por exemplo, publicou novo decreto nessa quarta-feira (19) proibindo aglomeração e pistas de dança em bares, shows e casas noturnas. Eventos públicos, como o projeto Brasília Iluminada, foram suspensos. 

Em coletiva de imprensa, o secretário da Casa Civil, Gustavo Rocha, informou que o governador em exercício Paco Britto assinou novo decreto sobre a volta do uso obrigatório de máscaras em locais aberto, já publicado no Diário Oficial do DF e com efeito imediato.

No Amapá, com aumento de 230% no número de novos casos, o governo e as prefeituras suspenderam shows artísticos e festas públicas e privadas até 31 de janeiro, e o carnaval 2022 foi cancelado.

No Rio Grande do Sul, das 21 regiões organizadas para o enfrentamento do novo coronavírus, 12 estão em alerta em função do aumento de transmissão e terão que elaborar novos planos para conter a disseminação.

Em transmissão pela internet nessa quarta, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite destacou que a alta de casos no estado vai refletir nos leitos hospitalares.

Para o médico infectologista Julival Ribeiro, outra medida preventiva de transmissão da covid-19 que poderia ser adotada pelos estados é a volta do trabalho remoto. 

O virologista Bergmann Ribeiro, professor da Universidade de Brasília, defende que medidas anunciadas até agora pelos estados e municípios deveriam ter sido tomadas antes das festividades de fim de ano. E explica que o espalhamento da nova onda de covid-19 pode atingir o pico no final de fevereiro

Segundo os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde, nas últimas 24 horas, o Brasil bateu recorde de novas contaminações com 204 mil casos; os óbitos foram 338. Há uma semana, o número de casos era aproximadamente 87.500 e os óbitos, 133.

*Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Roberto Piza/ Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

AGU pede apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

A Advocacia-Geral da União solicitou ao Supremo Tribunal Federal a abertura de investigação sobre a divulgação de decisões judiciais determinadas pelo ministro Alexandre de Moraes para retirar conteúdos considerados ilegais, postados por usuários da rede social X, antigo Twitter.

Baixar arquivo
Geral

Moraes autoriza PF aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

A Polícia Federal deverá esclarecer se Bolsonaro apresentou um cartão de vacinação falsificado ao entrar nos Estados Unidos, no final de 2022; e permanecer no país nos primeiros meses de 2023.

Baixar arquivo
Economia

INSS começa a pagar primeira parcela do décimo terceiro

Para quem recebe até um salário mínimo, os depósitos serão feitos até o dia 8 de maio. Já os segurados com renda mensal acima do piso nacional terão os pagamentos creditados a partir de 2 de maio. 

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: sucesso de Ray Charles vira canção oficial da Geórgia

O sucesso “Georgia on My Mind” de Ray Charles se tornou a canção oficial do estado da Geórgia, nos Estados Unidos, em 24 de abril de 1979

Baixar arquivo
Geral

Estudo revela que Bolsa Família reduz pobreza na primeira infância

O levantamento, que teve como base as informações do Cadastro Único, mostra que o Bolsa Família reduziu a pobreza na primeira infância de 81% para 6,7%.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de terça e próximas partidas de futebol

Pela Copa Sul-Americana, dois brasileiros em campo, o Athletico Paranaense visita o Danúbio no Uruguai. E o Bragantino recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai, em Bragança Paulista.

Baixar arquivo