Queda de energia paralisa estação de tratamento de água do RJ

Publicado em 17/01/2022 - 08:28 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Uma queda de energia deixou fora de operação, neste domingo, uma das principais estações de tratamento de água do Rio de Janeiro. Segundo a Cedae, Companhia Estadual de Águas e Esgotos, dois milhões de moradores de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí e Maricá, na Região Metropolitana, e da Ilha de Paquetá, tradicional bairro carioca, podem ter enfrentado dificuldades no abastecimento.

Em seu site, a Cedae explicou que a estação de Tratamento de Águas Laranjal ficou fora de operação devido a problemas na Enel, empresa que atua na geração e na transmissão de energia no estado. Presente em 35 países, a Enel tem ainda uma usina térmica no Ceará e uma rede de transmissão no Rio Grande do Sul.

Sobre o desabastecimento de energia, a Enel informou que o serviço já havia sido normalizado, no início da tarde. Segundo a empresa, um veículo atingiu um poste na região da Estação de Tratamento, mas uma equipe de técnicos foi acionada para realizar os reparos necessários.

Em nota, a Cedae comunicou que, para garantir o fornecimento aos serviços considerados essenciais, enviou água de seus reservatórios em carros-pipa para as localidade atingidas. Ainda de acordo com a companhia, a previsão é que o serviço seja restabelecido até o final do dia, já que a volta às operações da estação de tratamento exige tempo para retornar a 100% da produção de água.

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Justiça

MPF abre novo procedimento após morte de cidadão em abordagem da PRF

Imagens veiculadas na internet mostram a vítima presa dentro de uma viatura esfumaçada. O IML de Sergipe identificou de forma preliminar que a vítima teve como causa da morte insuficiência aguda secundária a asfixia.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas em AL: Governo reconhece situação de emergência em 9 municípios

O governo federal reconheceu a situação de emergência em nove municípios de Alagoas por causa das fortes chuvas que atingem o estado. Outras duas cidades estão com processo de reconhecimento federal em andamento. 

Baixar arquivo
Justiça

Chacina de Unaí: ex-prefeito é condenado a 64 anos de prisão

O Tribunal do Júri Federal condenou nesta sexta-feira o produtor rural e ex-prefeito Antério Mânica no caso do assassinato de três auditores fiscais e do motorista, em 2004, em Unaí (MG).

Baixar arquivo
Saúde

RJ: Casos de dengue aumentam 177% nos cinco primeiros meses deste ano

A capital fluminense concentra a maioria dos registros da doença, mas as regiões Noroeste e Norte apresentam alta transmissão, de acordo a Secretaria de Estado de Saúde.

Baixar arquivo
Economia

Ministério de Minas e Energia diz que estoque de diesel dura 38 dias

Se a importação desse combustível fosse suspensa, seria possível atender à demanda durante 38 dias, com esses estoques e a produção nacional.

Baixar arquivo
Economia

Eletrobras lança oferta de ações em mais um passo para privatização

A Eletrobras apresentou os documentos necessários para realizar a operação, com a qual a estatal espera movimentar mais de R$ 30 bilhões.

Baixar arquivo