Receita Federal abre consulta a lote residual do Imposto de Renda

O acesso pode ser feito a partir desta segunda-feira.

Publicado em 23/01/2022 - 12:48 Por Gabriel Brum - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Receita Federal abre, nesta segunda-feira, consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de janeiro. Esse lote é voltado para contribuintes que caíram na malha fina em anos anteriores e conseguiram acertar as contas. Serão pagos quase R$ 282 milhões para mais de 240 mil pessoas. O crédito vai ser feito no dia 31 deste mês.

Desse total, quase 97 milhões de reais vão para contribuintes com prioridade, como idosos e pessoas com deficiência. Foram contemplados também 197 mil contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o último dia 16.

Para fazer a consulta, o usuário deve acessar a página do Imposto de Renda no site gov.br/receitafederal e clicar em "Consultar a Restituição". É possível também fazer a consulta no aplicativo da Receita para tablets e celulares.

A restituição é paga diretamente na conta bancária informada na declaração. Se o crédito não for realizado o dinheiro ficará disponível para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Neste caso, o cidadão pode entrar em contato com o banco pela internet ou telefone e fazer o reagendamento do crédito.

Após esse prazo de um ano, caso o contribuinte ainda não tenha recuperado o valor, deverá fazer o pedido pelo portal e-CAC, no site da Receita Federal.

Edição: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Educação

Vitor Godoy participa do Fórum Mundial de Educação

Godoy vai apresentar as políticas do Ministério da Educação para recuperação do aprendizado dos estudantes, que foi muito prejudicado pelo fechamento das escolas na pandemia.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Rio lança plano de enfrentamento a violência sexual contra crianças

O plano quer melhorar as políticas públicas de proteção contra abusos e violência contra crianças e adolescentes, além de minimizar os efeitos da pandemia que agravou o problema.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Escola é importante para identificar crianças vítimas de abuso sexual

Maio Laranja é o mês de que destaca a necessidade de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes.

Baixar arquivo
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo