Rio lança auxílio para mulheres em situação de violência doméstica

Valor será de R$ 400

Publicado em 19/01/2022 - 12:10 Por Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, mulheres em situação de violência doméstica e de vulnerabilidade econômica ou social já podem ter acesso ao Cartão Carioca, no valor de R$ 400. Para ter direito ao benefício, é preciso morar na cidade e ter renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa. Neste primeiro momento, serão 80 beneficiadas. Mas, o objetivo da prefeitura é chegar a 500 cartões.

O auxílio será pago por até seis meses, prorrogáveis por mais três, conforme análise da equipe técnica da Secretaria Municipal de Políticas e Promoção da Mulher. A secretária Joyce Trindade avalia que, diante do aumento da violência contra a mulher, projetos como este são fundamentais.

Segundo levantamento da secretaria, cerca de 34 mil mulheres foram vítimas de violência, no Rio de Janeiro, em 2020. Além disso, quase 25%, que sofreram esse tipo de violência durante a pandemia, disseram que a perda de renda familiar pesou para a ocorrência do ataque.

Um ciclo que parece não ter fim. Pesquisa Data Senado, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência, mostra que 27% das brasileiras já sofreram algum tipo de agressão doméstica ou familiar praticada por um homem.

Essa realidade também foi confirmada na  terceira edição da pesquisa “Visível e Invisível”, divulgada  pelo Fórum Brasileiro de Segurança, que destacou como a pandemia vem afetando as relações familiares. Segundo a pesquisa, uma em cada quatro brasileiras acima de 16 anos sofreu algum tipo violência física, psicológica ou sexual, o que representa um universo de cerca de 17 milhões de mulheres. A pesquisa ouviu 2.079 homens e mulheres, em 130 municípios brasileiros, no período de 10 a 14 de maio de 2021.

A psicóloga Thaís Ribeiro, da ONG SobreViver, de combate à violência doméstica, avalia que há urgência para implantação de iniciativas como a do Rio, assim como o programa Mulher Protegida, em Rondônia, e o "Tem Saída”, do Ministério Público de São Paulo.

No âmbito federal, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, disponibiliza em sua página na internet cartilhas destinadas ao enfrentamento da violência doméstica e familiar. O material pode ser acessado no site gov.br. Basta clicar no link do Ministério. Lá, também é possível encontrar os canais de atendimento à mulher, como o 180.

*Com produção de Ariane Póvoa

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Geral

Corpos encontrados em barco no Pará são temporariamente sepultados

Cerimônia laica foi promovida pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Organização Internacional para as Migrações e a Agência da ONU para Refugiados, além das instituições que participaram do resgate. O procedimento permite que eles possam ser sepultados em outro local.

Baixar arquivo
Geral

PRF resgata cachorros vítimas de maus-tratos em bagageiro de ônibus

A Polícia Rodoviária Federal de Goiás realizava uma inspeção em um ônibus de viagem, na cidade de Porangatu, a cerca de 400 quilômetros da capital, Goiânia,  quando encontrou seis cães sendo transportados no interior do bagageiro.

Baixar arquivo
Geral

Indígenas fazem ato na Esplanada dos Ministérios nesta quinta-feira

Está previsto um encontro de 40 lideranças com o presidente Lula, no Palácio do Planalto. O grupo vai apresentar uma carta de reivindicações do movimento com 25 demandas, que incluem demarcação de terras; luta contra o marco temporal; saúde e educação indígenas.

Baixar arquivo
Esportes

Goiás é campeão da Superliga B masculina

 Foi a primeira vez que um time do Centro-Oeste venceu a competição

Baixar arquivo
Geral

Aumenta o número de pré-candidatos LGBTI+ nas eleições municipais

O primeiro boletim do Programa Voto com Orgulho aponta aumento em cinco vezes das pré-candidaturas LGBTI+ e aliadas à causa.

Baixar arquivo
Geral

MPRJ cumpre mandados de prisão contra milícia no Rio de Janeiro

Agentes do GAECO, Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Rio de Janeiro, cumprem 12 mandados de prisão e oito de busca e apreensão contra integrantes de uma milícia que atua na Comunidade Bateau Mouche, na Praça Seca, zona oeste da capital.

Baixar arquivo