Rodízio de carros em SP volta a vigorar na segunda-feira (17)

Publicado em 14/01/2022 - 15:17 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O rodízio de veículos na capital paulista, que estava suspenso desde o dia 20 de dezembro, volta a vigorar a partir desta segunda feira (17). A Companhia de Engenharia de Tráfego costuma suspender o rodízio no período das festas de fim de ano, férias escolares e em ponte de feriados, quando há menos circulação de carros na cidade.

A lei que criou esse sistema existe desde 1997 na capital paulista e surgiu como uma forma de tentar diminuir a circulação de carros na cidade e melhorar a qualidade do ar. 

A regra estabelece que, em alguns dias da semana, carros com determinado número no final da placa não podem circular no chamado centro expandido da capital nos horários de pico, das 07 às 10h da manhã; e das 5 da tarde às 08 da noite. Por exemplo, carros com placas com final 1 e 2 não circulam na segunda feira, carros com placas de final 3 e 4 não circulam na terça e assim por diante.

Cabe lembrar ainda que quem é pego circulando no horário proibido comete uma infração considerada média e é sujeito a uma multa de 130 reais, além de 4 pontos na carteira de motorista.

De acordo com dados do Detran de São Paulo e da Secretaria municipal de Mobilidade e Transportes da capital estima-se que circulam nas ruas e avenidas da capital, mais de 9 milhões e 100 mil veículos dentre carros de passeio e caminhões; 12 mil ônibus municipais; 1 milhão e 100 mil motocicletas; e 1 milhão e 600 mil bicicletas.  

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Política

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internacional

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo