Rodízio de carros em SP volta a vigorar na segunda-feira (17)

Publicado em 14/01/2022 - 15:17 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O rodízio de veículos na capital paulista, que estava suspenso desde o dia 20 de dezembro, volta a vigorar a partir desta segunda feira (17). A Companhia de Engenharia de Tráfego costuma suspender o rodízio no período das festas de fim de ano, férias escolares e em ponte de feriados, quando há menos circulação de carros na cidade.

A lei que criou esse sistema existe desde 1997 na capital paulista e surgiu como uma forma de tentar diminuir a circulação de carros na cidade e melhorar a qualidade do ar. 

A regra estabelece que, em alguns dias da semana, carros com determinado número no final da placa não podem circular no chamado centro expandido da capital nos horários de pico, das 07 às 10h da manhã; e das 5 da tarde às 08 da noite. Por exemplo, carros com placas com final 1 e 2 não circulam na segunda feira, carros com placas de final 3 e 4 não circulam na terça e assim por diante.

Cabe lembrar ainda que quem é pego circulando no horário proibido comete uma infração considerada média e é sujeito a uma multa de 130 reais, além de 4 pontos na carteira de motorista.

De acordo com dados do Detran de São Paulo e da Secretaria municipal de Mobilidade e Transportes da capital estima-se que circulam nas ruas e avenidas da capital, mais de 9 milhões e 100 mil veículos dentre carros de passeio e caminhões; 12 mil ônibus municipais; 1 milhão e 100 mil motocicletas; e 1 milhão e 600 mil bicicletas.  

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Saúde

Chegam mais doses da vacina para crianças; estados começam imunização

Chegou ao Brasil neste domingo (16) mais uma remessa da vacina Pfizer para a imunização de crianças a partir de cinco anos. O novo lote, com 1,2 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, São Paulo, pela manhã.

Baixar arquivo
Saúde

Rio de Janeiro segue testando para covid-19

O  estado do Rio de Janeiro está ampliando sua rede de testagem para Covid. A expectativa do governo é oferecer 5 mil e 800 testes por dia, já a partir desta segunda-feira (17).

Baixar arquivo
Educação

Reaplicação do Enem 2021 termina neste domingo

Hoje (16) é o segundo dia de reaplicação de provas para os candidatos do  Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, 2021 em todo o país. Os estudantes vão responder a 90 questões de ciências da natureza e matemática. 

Baixar arquivo
Saúde

Covid: Rio de Janeiro começa vacinação de crianças nesta segunda

A meta é vacinar cerca de 1,5 milhão de crianças, entre 5 a 11 anos, contra a covid.

Baixar arquivo
Saúde

Estado do RJ registra novo recorde de casos de covid em 2022

Foram confirmados nesta sexta-feira (14) mais de 16 mil casos. Até então, o maior número de diagnósticos positivos neste início de ano tinha sido registrado no dia anterior, com mais de 12.800 ocorrências.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave aumentam 135% no Brasil

Os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave no Brasil deram um salto de 135% quando comparadas as três últimas semanas de novembro do ano passado com os últimos 21 dias.

Baixar arquivo