Trotes para serviços de emergência viram multa no Acre

Publicado em 26/01/2022 - 20:14 Por Igor Cardim* - Estagiário da Rádio Nacional - Brasília

Imagine só: te ligam às pressas, pedindo ajuda e quando você chega ao destino, era apenas uma brincadeira. Pode parecer inofensivo, mas é o que acontece diariamente com os serviços de emergência em todo país ao receberem um trote.

Apesar de algumas pessoas julgarem como uma brincadeira, o trote por telefone é considerado crime pelo Código Penal Brasileiro, com pena de um a seis meses de detenção.

No Acre, uma lei sobre o tema foi sancionada e quem fizer ligações falsas para órgãos de emergência será multado. Cabe aos serviços encaminharem para as empresas de telefonia o número das pessoas que passaram o trote para identificação. E será feita uma investigação para saber o responsável pela ligação. Em seguida, a multa será encaminhada para a casa dos infratores, que terão 30 dias para apresentar defesa ou fazer o pagamento devido.

Nos últimos três anos, o Acre registrou mais de 15 mil trotes. E esse não é um problema que atinge somente os serviços de urgência no estado.

No Distrito Federal, por exemplo, somente no primeiro semestre de 2021, o Samu, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, recebeu quase 12 mil trotes, o equivalente a 56 chamados falsos por dia, segundo levantamento feito pela Câmara dos Deputados.

O órgão ainda lembra de alguns motivos importantes para não fazer essa brincadeira de mau gosto. O trote ocupa a linha e o tempo dos atendentes, que poderiam estar em atendimento com alguém que realmente precisa do serviço. Além disso, o dinheiro público é desperdiçado quando são deslocadas viaturas para uma chamada falsa e esse tempo pode ser a diferença para o salvamento de outras vidas.

*Com supervisão de Raquel Mariano

Edição: Raquel Mariano / GT Passos

Últimas notícias
Esportes

Gymnasiade: Brasil fica na vice-liderança no quadro geral de medalhas

Foram 45 ouros, 45 pratas e 36 bronzes, num total de 126 medalhas. O título ficou com os franceses, que subiram ao pódio 130 vezes, em 51 delas para receber a medalha de ouro.

Baixar arquivo
Saúde

Podcast Entrevista é Nacional: saiba o que é a varíola dos macacos

Casos de varíola dos macacos em humanos estão surgindo mundo afora. No Entrevista É Nacional, o médico infectologista José Davi Urbaéz esclarece que a diferença entre a varíola dos macacos e a varíola humana é a gravidade.

Baixar arquivo
Pesquisa e Inovação

Pesquisadores desenvolvem queijo para doença crônica no intestino

Um queijo com probiótico capaz de melhorar a qualidade de vida de quem tem uma doença crônica no intestino é a nova descoberta de pesquisadores da UFMG.

Baixar arquivo
Geral

Senacon suspende venda de marca de carregador portátil sem homologação

A Secretaria Nacional de Defesa do Consumidor (Senacon) suspendeu, nesta segunda-feira, a venda do carregador portátil Powerbank XChange, da marca TecToy.

Baixar arquivo
Geral

Ouvidorias organizam maratona para defesa dos direitos dos usuários

Junho é o mês da segunda edição da Maratona de Defesa dos Direitos dos Usuários de Serviços Públicos, promovida pela Rede Nacional de Ouvidorias.

Baixar arquivo
Internacional

Fórum Econômico Mundial: Zelensky defende mais sanções contra a Rússia

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse nesta segunda-feira que a invasão russa no país é um precedente histórico

Baixar arquivo