ANP divulga resultado de fiscalização em postos de combustível no país

Publicado em 14/02/2022 - 14:09 Por Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A Agência Nacional do Petróleo divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado da nova rodada de fiscalização em postos de combustíveis de 14 estados no país. A ação foi realizada entre os dias 07 e 10 de fevereiro; e contou com a parceira de órgãos de proteção ao consumidor e das polícias de cada estado.

Além de postos de combustíveis, a ANP também foi atrás de revendedores de Gás de Cozinha, o GLP.

Desta vez, os fiscais não encontraram problemas em postos fiscalizados no Paraná, em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e nem no Amazonas. Já no estado de São Paulo, 6 postos foram autuados. Desses, 2 estabelecimentos na capital foram interditados por venderem gasolina com teor de álcool anidro acima do permitido; e 5 revendedores de Gás de Cozinha em Barueri, na grande São Paulo, também foram autuados por não fornecerem balança ao consumidor na venda do produto.

Outro local em que foi encontrado problemas na venda de GLP foi na capital de Alagoas, Maceió. Duas revendedoras foram autuadas por venderem gás de cozinha em recipientes que continham vazamentos. E um posto de Maceió também foi autuado por vender GNV – o Gás Natural Veicular - com pressão acima da máxima permitida.

Além de São Paulo e Alagoas, os fiscais encontraram problemas em postos de combustíveis ou revendas de gás de cozinha fiscalizados em mais 8 estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo Mato Grosso e Goiás. 

De janeiro a novembro de 2021, a ANP fez mais de 16.700 fiscalizações em postos de todo o país; e interditou 683 pontos. 33,2% deles tinham como problema a adulteração no medidor de venda de combustível ao consumidor. 

Edição: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Direitos Humanos

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Educação

Rede pública de SP planeja uso de IA; professores vão debater medida

A medida foi anunciada pela Secretaria de Educação do estado. Os conteúdos elaborados pela inteligência artificial vão ter que passar pelo aval dos professores, antes da utilização pelos estudantes. 

Baixar arquivo
Justiça

Comitê Judiciário da Câmara dos EUA divulga relatório sobre STF

O relatório, chamado “O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil”,  inclui dezenas de decisões do STF e TSE. 

Baixar arquivo
Geral

Na primeira votação, vereadores de SP aprovam privatização da Sabesp

Antes da votação em segundo turno, o projeto vai passar por uma série de audiências públicas na Câmara Municipal de São Paulo e também em bairros da periferia. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Governo de São Paulo nega retomada da operação Escudo

As declarações do governador de São Paulo vieram depois que o porta voz da PM confirmou a retomada da operação Escudo no começo desta semana. 

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Sesai diz estar comprometida com medidas para saúde indígena

Entre as medidas que deverão ser adotadas pela Secretaria de Saúde Indígena, estão: expandir a telemedicina; capacitar o corpo técnico do Subsistema de Saúde Indígena; e melhorar a articulação entre os órgãos do Poder Executivo.

Baixar arquivo