logo Radioagência Nacional
Geral

ANP divulga resultado de fiscalização em postos de combustível no país

Baixar
Nelson Lin - Repórter da Rádio Nacional
14/02/2022 - 14:09
São Paulo

A Agência Nacional do Petróleo divulgou nesta segunda-feira (14) o resultado da nova rodada de fiscalização em postos de combustíveis de 14 estados no país. A ação foi realizada entre os dias 07 e 10 de fevereiro; e contou com a parceira de órgãos de proteção ao consumidor e das polícias de cada estado.

Além de postos de combustíveis, a ANP também foi atrás de revendedores de Gás de Cozinha, o GLP.

Desta vez, os fiscais não encontraram problemas em postos fiscalizados no Paraná, em Santa Catarina, no Rio de Janeiro e nem no Amazonas. Já no estado de São Paulo, 6 postos foram autuados. Desses, 2 estabelecimentos na capital foram interditados por venderem gasolina com teor de álcool anidro acima do permitido; e 5 revendedores de Gás de Cozinha em Barueri, na grande São Paulo, também foram autuados por não fornecerem balança ao consumidor na venda do produto.

Outro local em que foi encontrado problemas na venda de GLP foi na capital de Alagoas, Maceió. Duas revendedoras foram autuadas por venderem gás de cozinha em recipientes que continham vazamentos. E um posto de Maceió também foi autuado por vender GNV – o Gás Natural Veicular - com pressão acima da máxima permitida.

Além de São Paulo e Alagoas, os fiscais encontraram problemas em postos de combustíveis ou revendas de gás de cozinha fiscalizados em mais 8 estados: Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Pernambuco, Espírito Santo Mato Grosso e Goiás. 

De janeiro a novembro de 2021, a ANP fez mais de 16.700 fiscalizações em postos de todo o país; e interditou 683 pontos. 33,2% deles tinham como problema a adulteração no medidor de venda de combustível ao consumidor. 

x